Blog da Amazônia

As mulheres e os paspalhões na disputa pela Presidência

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Depois da porrada que pegou da candidata Luciana Genro (PSOL), na terça-feira (16), Aécio Neves (PSDB) ficou com cara de égua, não há mais qualquer diferença entre ele – o homem do aeroporto – e Levy Fidelix (PRTB) – o homem do aerotrem. A surra de Luciana, com todo respeito, …


No Acre, índios Huni Kui denunciam morte de oito crianças por diarreia

A morte de oito crianças indígenas por diarréia e vômito, no Acre, motivou lideranças da etnia Huni Kui (Kaxinawá) da Terra Indígena Alto Purus, no município de Santa Rosa do Purus, denunciarem ao Ministério Público Federal (MPF) a falta de assistência por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Secretaria Estadual de Saúde …


Grupo de índios isolados da etnia Korubo faz contato no Amazonas

Um homem, uma mulher e quatro crianças do povo indígena isolado Korubo estabeleceram contato com indígenas da etnia Kanamari no Rio Itaquaí, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, anunciou nesta quarta-feira (17) a Funai ( Fundação Nacional do Índio) nesta quarta-feira. A região abriga a maior quantidade conhecida de povos indígenas isolados do …


Trabalhadores do PT são presos no Acre por crime ambiental

Nove homens que trabalhavam para o comitê eleitoral do PT foram flagrados e presos na segunda-feira (15) pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Acre por usarem motosserras para retirar bambus da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé Judia, em Rio Branco (AC), na região do bairro Belo Jardim, na BR-364. O PT costuma …


Depois de ver Antonioni, André Setaro (1950-2014) trocou a burocracia pelo cinema

POR LUCAS FRÓES Para escrever e contar suas histórias, André Setaro não economizava nas vírgulas e, entre elas, transpareciam detalhes de suas ideias e o seu jeito de ser. Desde que se entendeu por gente, o filho de Dona Luisa passava horas e horas dentro das salas dos cinemas de rua, flanando a pé de …


“Marina ressuscitou várias vezes”, diz Deuzimar, a irmã mais velha

A agricultora Maria Deuzimar da Silva Vieira, 59 anos, irmã mais velha da presidenciável Marina Silva, 56, é casada, mãe de quatro filhos e avó de sete netos. Ela mora na colônia Vista Alegre, de 96 hectares, a 17 quilômetros da margem da BR-364, numa área que fazia parte do antigo seringal Bagaço, onde Marina …


Corpos de indígenas assassinados continuam na fronteira com Peru

Os corpos de quatro líderes indígenas ashaninka da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, assassinados a balas há mais de uma semana, em território peruano, quando se deslocavam para participar de uma reunião na aldeia Apiwtxa do Rio Amônia, no lado brasileiro, para definir estratégias contra a ação madeireiros e narcotraficantes que atuam na fronteira …


‘Já estamos acostumadas a ouvir certas coisas’, diz irmã sósia da presidenciável ‘Marinô’

A ex-seringueira Maria Lúcia Silva do Nascimento, 55, casada, mãe de quatro filhos e avó de seis netos, nas últimas duas semanas tem sido "caçada" na zona rural e nas ruas de Rio Branco (AC) por repórteres brasileiros e estrangeiros do Wall Street Journal, Globo, Folha de S. Paulo, Le Monde, Der Spiegel, O Estado …


PF e Funai investigam assassinatos de índios na fronteira com o Peru

Cinco agentes da Polícia Federal e um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) já estão na aldeia Apiwtxa, no município de Marechal Thaumaturgo (AC), por causa de quatro líderes indígenas da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, que foram assassinados a balas na semana passada, em território peruano, quando se deslocavam com destino para …


Indígenas ashaninka são assassinados na fronteira

Quatro líderes indígenas da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, foram assassinados a balas na segunda-feira (1) quando se deslocavam dentro da floresta com destino a aldeia Apiwtxa, no Brasil, na fronteira dos dois países. Comunicada das mortes neste domingo (7), a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, prometeu “tentar acionar” …


Não me interessa se Marina acredita em Deus ou se Dilma frequenta o Templo de Salomão

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Ilmo. Sr. Prof. Dr. Rogério de Cerqueira Leite Saudações Inspirado no bolero de Waldick Soriano, escrevo esta carta, mas não repare os senões, para dizer o que sinto sobre o artigo de sua autoria "Desvendando Marina", na Folha de S. Paulo, dia 31 de agosto, no qual declara: "Não me …


MA: índios Ka’apor estão sitiados e ameaçados por madeireiros

A caçada e aprisionamento de madeireiros ilegais que agiam nas matas da Terra Indígena Alto Turiaçu, próximo ao muncípio Centro do Guilherme, no norte do Maranhão, promovida por índios da etnia Ka'apor, era previsível e expõe a inoperância do governo brasileiro em fiscalizar e defender os povos indígenas no país. O fotógrafo Lunae Parracho, da …


Atenção torcedores: Marina é palmeirense

A ex-senadora Marina Silva, candidata à Presidência pelo PSB, é torcedora do Palmeiras, assim como José Serra, candidato ao Senado pelo PSDB de São Paulo. Fábio Vaz de Lima, marido de Marina, é torcedor do Santos. Em setembro de 2010, durante o lançamento do livro biográfico "Marina – A vida por uma causa", de Marília …


Ex-patroa de Marina: “Nossa casa era de madeira, coberta de palha”

    Dona Teresinha Lopes, 83 anos, foi patroa de Marina Silva quando a presidenciável tinha 14 anos, embarcou num ônibus e percorreu 70 quilômetros do seringal Bagaço até Rio Branco (AC) para trabalhar como empregada doméstica.   Casada com o professor Dagmar (falecido), mãe de oito filhos, dona Teresinha foi avisada por uma cunhada …


Embate entre Kátia Abreu e Alice Setúbal? Necas de pitibiribas

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Neca. É isso mesmo: Neca. O nome dela é Maria Alice, mas a mídia prefere chamá-la pelo apelido familiar. Parece que é mais fácil jogar pedra na Neca do que em Maria Alice, ainda mais com Setúbal no sobrenome. Neca é apedrejada pela direita – uma certa direita, e pela …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes