Blog da Amazônia

Embate entre Kátia Abreu e Alice Setúbal? Necas de pitibiribas

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Neca. É isso mesmo: Neca. O nome dela é Maria Alice, mas a mídia prefere chamá-la pelo apelido familiar. Parece que é mais fácil jogar pedra na Neca do que em Maria Alice, ainda mais com Setúbal no sobrenome. Neca é apedrejada pela direita – uma certa direita, e pela …


Filha de Chico Mendes: “Marina e meu pai fizeram revolução, mas voto em Dilma”

  Tecnóloga em gestão ambiental, Ângela Maria Feitosa Mendes, 44, é filha do primeiro casamento do líder sindical e ambientalista Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988 em Xapuri (AC).  Angela Mendes é filiada ao PT, faz parte da assessoria parlamentar do senador Anibal Diniz (PT-AC), além de integrar a diretoria do Centro dos Trabalhadores …


‘Marina pode ser elo dos religiosos com o movimento gay’, diz líder LGBT do Acre

Presidente licenciado da Associação dos Homossexuais do Acre, Germano Marino, 35 anos, é pai de santo na periferia de Rio Branco (AC) e candidato a deputado estadual pelo PT. Apesar de características que um evangélico supostamente abominaria, trabalhou durante quatro anos e nove meses no gabinete da ex-senadora acreana Marina Silva, candidata à Presidência pelo …


“Marina na Presidência é a vez das pessoas pobres e sofridas do país”, diz viúva de Chico Mendes

  Ilzamar Mendes, viúva do líder sindical e ambientalista Chico Mendes, assassinado em Xapuri (AC), em dezembro de 1988, acompanhou o debate dos presidenciáveis na Band e gostou quando Marina Silva, candidata do PSB, citou o seringueiro ao expor seu conceito de elite. Marina foi questionada pelo candidato Levy Fidelix (PRTB) se governará a favor …


O poeta Thiago de Mello existe?

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE O que é fato e o que é invenção? Há três anos, o escritor Milton Hatoum deu conferência magistral sobre a fronteira porosa entre ficção e realidade na abertura do V Encontro de Letras e Artes em Campos dos Goytacazes (RJ), cujo tema era territórios da memória. Tive a sorte …


Fábio, marido de Marina, sobre escândalo Usimar : ‘Pago caro por um erro que não cometi’

O técnico agrícola Fábio Vaz de Lima é o discreto marido de Marina Silva, a ex-senadora do Acre que o PSB vai anunciar oficialmente nesta quarta-feira (20) na cabeça de chapa como candidata à Presidência da República no lugar de seu antecessor, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo na quarta da semana passada após a …


AC: marido de Marina Silva pede exoneração do governo do PT

Fábio Vaz de Lima, marido da ex-senadora Marina Silva, pediu exoneração do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) do governo do Acre, comandado pelo PT há quase 16 anos. O decreto de exoneração, assinado pelo governador Tião Viana (PT), foi publicado …


AC: índios recém contatados estão ameaçados por falta de estrutura

Sem verba e estrutura para atuar numa região remota, de difícil acesso, na fronteira do Brasil com o Peru, a Fundação Nacional do Índio (Funai) segue improvisando ao lidar com um grupo de índios isolados que fez contato no final de junho com seus servidores e índios da etnia ashaninka na Terra Indígena Kampa e …


Festa no velório do homem que passou a mão na bunda da Caetana

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Lá no sertão da Paraíba, a morte é do sexo feminino e se chama Caetana, escreveu Ariano Suassuna: – Aliás, o único jeito de eu aceitar essa maldita é se ela vier como uma mulher bonita e carinhosa. Ela veio. Recentemente. Levou o próprio Ariano e outras pessoas, tudo gente …


Poeta Thiago de Mello, 88 anos: “Quero ver a Amazônia na ABL”

POR CLAUDIO LEAL E ALTINO MACHADO Depois de resistir a vários convites, o poeta amazonense Thiago de Mello decidiu concorrer pela primeira vez, aos 88 anos, a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). Com sete décadas de vida literária, o autor do poema "Os Estatutos do Homem", traduzido para mais de 30 idiomas, …


Governo aprova R$ 5 milhões para proteção aos índios isolados

Por causa da repercussão nacional e internacional decorrente da publicação de imagens de um povo indígena isolado estabelecendo contato no Acre, o governo brasileiro aprovou um projeto que prevê a aplicação de R$ 5 milhões nos próximos cinco anos para apoio e proteção aos índios isolados no Estado. Concebido e coordenado pela organização não-governamental Comissão …


Exclusivo: em novo vídeo, índios isolados cantam e imitam pássaros

O Blog da Amazônia obteve com exclusividade um novo vídeo, gravado no final da tarde do dia 29 de junho de 2014, quando um povo indígena isolado estabeleceu o primeiro contato com indígenas da etnia ashaninka e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), na Aldeia Simpatia da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto …


Índios isolados podem ser exterminados no Acre por despreparo da Funai

Além dos massacres perpetrados há anos por madeireiros e narcotraficantes do lado peruano, os povos indígenas isolados que vivem na fronteira do Acre com o Peru correm risco de extermínio por causa do despreparo e da falta de estrutura da Fundação Nacional do Índio (Funai) do lado brasileiro. A Frente de Proteção Etnoambiental Envira foi …


Exclusivo: vídeo do 1º contato dos índios isolados com Funai no Acre

Faz um mês nesta terça-feira (29) que um povo indígena isolado estabeleceu o primeiro contato com indígenas da etnia ashaninka e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), na Aldeia Simpatia da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, no Estado do Acre, na região de fronteira do Brasil com o Peru. Os …


Mídia usa tradutores da polícia para criminalizar movimentos sociais

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Terroristas liderados pela badalante Sininho planejavam tocar fogo no Rio de Janeiro e fazer do Maracanã uma gigantesca fogueira junina para impedir a realização da Copa do Mundo 2014. O plano diabólico foi descoberto a tempo pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) que identificou os incendiários, decodificou …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes