Blog da Amazônia

No Acre, Fiocruz detecta casos suspeitos de elefantíase em abrigo de imigrantes

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectou 15 casos de filariose, conhecida no Brasil como elefantíase, em grupo de 300 imigrantes haitianos e senegaleses examinados na semana passada no abrigo mantido em Rio Branco (AC) pelos governos federal e estadual. A filariose é uma doença parasitária, exclusivamente humana, provocada por três espécies de vermes nematóides. Os …


Doze razões para votar na Marina sem medo de ser feliz

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Tem gente com opinião tão volúvel quanto a bufunfa que circula na ciranda financeira internacional. Muda de ideia com a rapidez do capital volátil que saltita de um país ao outro em busca de juros mais elevados. Marina é assim – dizem seus adversários, que não olham o próprio rabo. …


Brasileiro é preso no Peru suspeito de matar quatro índios ashaninka

Um cidadão brasileiro de 63 anos, com dupla identidade, foi preso pela Polícia Nacional peruana suspeito de envolvimento no assassinato de quatro líderes indígenas da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no dia 1º de setembro, na região de Uacayali, na fronteira com o Peru, cuja capital é Pucallpa. O homem, que é madeireiro e usa duas …


No Acre, falta água para beber em abrigo superlotado de imigrantes

Improvisada pelo governo estadual como abrigo de imigrantes que ingressam no território brasileiro em busca de trabalho, a partir da fronteira com Bolívia e Peru, a Chácara Aliança, em Rio Branco (AC), está superlotada com 542 homens, mulheres e crianças do Haiti, Senegal, República Dominicana, Nigéria e Colômbia. A chácara de cinco hectares, na confluência …


As mulheres e os paspalhões na disputa pela Presidência

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Depois da porrada que pegou da candidata Luciana Genro (PSOL), na terça-feira (16), Aécio Neves (PSDB) ficou com cara de égua, não há mais qualquer diferença entre ele – o homem do aeroporto – e Levy Fidelix (PRTB) – o homem do aerotrem. A surra de Luciana, com todo respeito, …


No Acre, índios Huni Kui denunciam morte de oito crianças por diarreia

A morte de oito crianças indígenas por diarréia e vômito, no Acre, motivou lideranças da etnia Huni Kui (Kaxinawá) da Terra Indígena Alto Purus, no município de Santa Rosa do Purus, denunciarem ao Ministério Público Federal (MPF) a falta de assistência por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Secretaria Estadual de Saúde …


Grupo de índios isolados da etnia Korubo faz contato no Amazonas

Um homem, uma mulher e quatro crianças do povo indígena isolado Korubo estabeleceram contato com indígenas da etnia Kanamari no Rio Itaquaí, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, anunciou nesta quarta-feira (17) a Funai ( Fundação Nacional do Índio) nesta quarta-feira. A região abriga a maior quantidade conhecida de povos indígenas isolados do …


Trabalhadores do PT são presos no Acre por crime ambiental

Nove homens que trabalhavam para o comitê eleitoral do PT foram flagrados e presos na segunda-feira (15) pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Acre por usarem motosserras para retirar bambus da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé Judia, em Rio Branco (AC), na região do bairro Belo Jardim, na BR-364. O PT costuma …


Depois de ver Antonioni, André Setaro (1950-2014) trocou a burocracia pelo cinema

POR LUCAS FRÓES Para escrever e contar suas histórias, André Setaro não economizava nas vírgulas e, entre elas, transpareciam detalhes de suas ideias e o seu jeito de ser. Desde que se entendeu por gente, o filho de Dona Luisa passava horas e horas dentro das salas dos cinemas de rua, flanando a pé de …


“Marina ressuscitou várias vezes”, diz Deuzimar, a irmã mais velha

A agricultora Maria Deuzimar da Silva Vieira, 59 anos, irmã mais velha da presidenciável Marina Silva, 56, é casada, mãe de quatro filhos e avó de sete netos. Ela mora na colônia Vista Alegre, de 96 hectares, a 17 quilômetros da margem da BR-364, numa área que fazia parte do antigo seringal Bagaço, onde Marina …


Corpos de indígenas assassinados continuam na fronteira com Peru

Os corpos de quatro líderes indígenas ashaninka da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, assassinados a balas há mais de uma semana, em território peruano, quando se deslocavam para participar de uma reunião na aldeia Apiwtxa do Rio Amônia, no lado brasileiro, para definir estratégias contra a ação madeireiros e narcotraficantes que atuam na fronteira …


‘Já estamos acostumadas a ouvir certas coisas’, diz irmã sósia da presidenciável ‘Marinô’

A ex-seringueira Maria Lúcia Silva do Nascimento, 55, casada, mãe de quatro filhos e avó de seis netos, nas últimas duas semanas tem sido "caçada" na zona rural e nas ruas de Rio Branco (AC) por repórteres brasileiros e estrangeiros do Wall Street Journal, Globo, Folha de S. Paulo, Le Monde, Der Spiegel, O Estado …


PF e Funai investigam assassinatos de índios na fronteira com o Peru

Cinco agentes da Polícia Federal e um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) já estão na aldeia Apiwtxa, no município de Marechal Thaumaturgo (AC), por causa de quatro líderes indígenas da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, que foram assassinados a balas na semana passada, em território peruano, quando se deslocavam com destino para …


Indígenas ashaninka são assassinados na fronteira

Quatro líderes indígenas da Comunidade Nativa Alto Tamaya–Saweto, no Peru, foram assassinados a balas na segunda-feira (1) quando se deslocavam dentro da floresta com destino a aldeia Apiwtxa, no Brasil, na fronteira dos dois países. Comunicada das mortes neste domingo (7), a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, prometeu “tentar acionar” …


Não me interessa se Marina acredita em Deus ou se Dilma frequenta o Templo de Salomão

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Ilmo. Sr. Prof. Dr. Rogério de Cerqueira Leite Saudações Inspirado no bolero de Waldick Soriano, escrevo esta carta, mas não repare os senões, para dizer o que sinto sobre o artigo de sua autoria "Desvendando Marina", na Folha de S. Paulo, dia 31 de agosto, no qual declara: "Não me …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes