Blog do André Setaro

A escalada do cinema enquanto linguagem

Na história do cinema, na sua lenta escalada como linguagem, e, em consequência, como atividade artística produtora de sentidos, há duas, por assim dizer, promoções no campo da significação. A primeira promoção remonta a meados dos anos 20 e permite ao cinema passar do escalão servil de reprodução das realidades em movimento para o escalão …


João Carlos Sampaio

A morte, sempre implacável, tirou de nosso convívio o crítico de cinema João Carlos Sampaio. A Bahia perde o mais atento jornalista na cobertura das coisas de cinema. Sampaio era um workaholic em relação a seu trabalho, pois sua coluna em A Tarde (jornal soteropolitano), além de ter críticas bem pensadas sobre os lançamentos mais importantes, …


A evolução da linguagem cinematográfica

Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni e Monica Vitti em A noite (La notte), de Michelangelo Antonioni Da câmara fixa, parada, dos tempos dos Irmãos Lumière e de George Méliès, passando pela sistematização da linguagem cinematográfica com David Wark Griffith (O nascimento de uma nação, 1914, Intolerância, 1916), o cinema, que completou o seu centenário em 1995, sofreu, …


“Pau Brasil”, de Fernando Belens, finalmente entra em cartaz

Bertrand Duarte Pau Brasil, filme baiano de Fernando Belens, após muitos anos de espera, finalmente entra em cartaz a partir do dia 24 de abril. O cinema baiano alcança, com Pau Brasil, de Fernando Belens, a sua maturidade. Um amadurecimento que se cristaliza em suas imagens não apenas pela qualidade técnica que possui, mas, sobretudo, pela …


A decadência dos ‘trailers’

A decadência do cinema contemporâneo se reflete também nos trailers, que se caracterizam por uma pulsação de imagens rápidas que não oferecem nenhuma possibilidade de contemplação. Falo dos trailers dos filmes oriundos da indústria cultural de Hollywood. A estética do videoclip, que tanto mal está a fazer ao espetáculo cinematográfico, está também inserida nos trailers. …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes