Blog do André Setaro

A decadência dos ‘trailers’

A decadência do cinema contemporâneo se reflete também nos trailers, que se caracterizam por uma pulsação de imagens rápidas que não oferecem nenhuma possibilidade de contemplação. Falo dos trailers dos filmes oriundos da indústria cultural de Hollywood. A estética do videoclip, que tanto mal está a fazer ao espetáculo cinematográfico, está também inserida nos trailers. …


A tortura do medo

A tortura do medo (Peeping tom, 1960), de Michael Powell, quando lançado na Inglaterra, apesar de assinado por um cineasta famoso, recebeu as mais severas críticas e o público, incomodado, se retirou das salas, a ponto de comprometer a carreira de seu diretor, que ficaria anos sem poder exercer a sua profissão pela recusa sistemática …


75 anos de “…E o vento levou”

…E o vento levou (Gone with the wind, 1939) está a completar 75 anos de existência. Filme emblemático como espetáculo cinematográfico, característico da escola idealista do cinema no modo de representação da realidade, marcou época e, talvez, tenha sido o mais visto em todos os tempos. As constantes listas que aferem os campeões de bilheteria …


Clint Eastwood no princípio

Clint Eastwood. Um realizador consagrado. Mas como começou a dirigir filmes? Sua trajetória, aqui, mas nos primórdios.   Considerando que existem três espécies de realizadores cinematográficos, o autor, o estilista, e o artesão, Clint Eastwood  seria o caso de um artesão que aos poucos foi se moldando como um autor de filmes. E um dos mais …


“Deus e o Diabo” faz meio século

No dia 18 de março de 1964, Glauber Rocha apresentou Deus e o diabo na terra do sol pela primeira vez para um público restrito. O filme traumatizou duramente o cinema brasileiro. Há exato meio século, portanto! A linguagem cinematográfica nos filmes de Glauber Rocha não é uniforme, sofrendo variações estilísticas bem acentuadas, principalmente em Deus e …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes