Blog do Cláudio Lembo

Linchamento moral

O cenário eleitoral é tão extravagante. Encobre situações reais da vida cotidiana. Ou, em passe de magia, amplia episódios costumeiros sem qualquer conteúdo de maldade.   Em Porto Alegre, uma jovem fanática por seu clube de futebol, no meio de um difícil jogo, lança palavras tolas contra um goleiro. Coisa comum em campos de futebol. …


Insuportável

Nada mais exaustivo que uma campanha eleitoral. A cidadania se mantém perplexa perante tantas informações desencontradas. Debates sem oração principal.   Alguns andam pelas ruas coletando assinatura para a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte específica para a realização de uma reforma eleitoral.   Não existe a possibilidade de uma Constituinte exclusiva. Ela, caso convocada, …


Sempre política

As campanhas eleitorais brasileiras sempre surpreendem. Particularmente as presidenciais. Surgem figuras exóticas vindas dos mais estranhos desvãos da sociedade.   Agitam. Oferecem mensagens utópicas. Agem com uma descontração capaz de perturbar o mais desinibido dos mortais. Pelo carisma de suas personalidades criam ondas populares avassaladoras.   Levam, em sua passagem, velhas estruturas políticas. Partidos consolidados. …


Palavras custam pouco

Quem acompanha o horário eleitoral, pode recordar ensinamentos de nossos antepassados. Diziam, em suas comédias de costumes, uma frase exemplar: “Palavras custam pouco”.    Os candidatos, a todos os cargos eletivos, oferecem um cenário utópico e comovente pela bondade das dádivas apresentadas. Saúde, educação, infaestrutura e até água oferecem no futuro.   Não se sabe …


O político e a morte

A dramaticidade dos acontecimentos ocorridos no último dia 13 de agosto, na cidade de Santos, permite divagações sobre a existência humana e o imponderável.   Sete pessoas – ainda em momento ativo de suas vidas – foram pilhadas pela morte de maneira violenta. Sem qualquer possibilidade de um gesto em busca da preservação da vida. …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes