Blog do Cláudio Lembo

O político e a morte

A dramaticidade dos acontecimentos ocorridos no último dia 13 de agosto, na cidade de Santos, permite divagações sobre a existência humana e o imponderável.   Sete pessoas – ainda em momento ativo de suas vidas – foram pilhadas pela morte de maneira violenta. Sem qualquer possibilidade de um gesto em busca da preservação da vida. …


Acabou o Século XX

Quando as pessoas pensavam política, sempre dirigiam seus olhares para a Itália e, lá, recolhiam idéias, pensamentos e formas de lutas. Foi assim desde a queda do fascismo.   Os jovens dos anos cinqüenta aprenderam a acompanhar o embate ideológico entre a democracia cristã e o Partido Comunista Italiano. Eram repletos de entusiasmo e posições …


Jornada de reflexão

Aproxima-se momento fundamental da campanha eleitoral de 2014. Em breve começa o horário eleitoral. Os políticos venderam a alma ao diabo por uns poucos segundos de rádio e televisão.   As mais espúrias alianças se concretizaram. A mais nítida posição de esquerda uniu-se ao mais corrupto dos políticos. Todo o eleitorado acompanhou as peripécias da …


Estranho acontecimento

Não é novidade para ninguém. O centro nevrálgico da política não se encontra nos partidos. Muito menos nos palácios governamentais. Sequer nos parlamentos.   Onde se apresenta o epicentro da política?   Claro, longe do cidadão comum. Do qualquer um. Fica, muitas vezes, distante dos estados nacionais. Lá, onde se encontram os bunkers do capital. …


A História pouco importa

Os demais latino-americanos têm muito a ensinar aos brasileiros, especialmente no que diz respeito aos registros históricos. Em todas as partes do continente, há uma positiva vibração patriótica.   Percorrer as cidades da América de fala espanhola gera uma inevitável vontade de comparar realidades. São tão iguais e tão diferentes os americanos de voz espanhola …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes