Blog do Cláudio Lembo

Sempre política

As campanhas eleitorais brasileiras sempre surpreendem. Particularmente as presidenciais. Surgem figuras exóticas vindas dos mais estranhos desvãos da sociedade.   Agitam. Oferecem mensagens utópicas. Agem com uma descontração capaz de perturbar o mais desinibido dos mortais. Pelo carisma de suas personalidades criam ondas populares avassaladoras.   Levam, em sua passagem, velhas estruturas políticas. Partidos consolidados. …


Palavras custam pouco

Quem acompanha o horário eleitoral, pode recordar ensinamentos de nossos antepassados. Diziam, em suas comédias de costumes, uma frase exemplar: “Palavras custam pouco”.    Os candidatos, a todos os cargos eletivos, oferecem um cenário utópico e comovente pela bondade das dádivas apresentadas. Saúde, educação, infaestrutura e até água oferecem no futuro.   Não se sabe …


O político e a morte

A dramaticidade dos acontecimentos ocorridos no último dia 13 de agosto, na cidade de Santos, permite divagações sobre a existência humana e o imponderável.   Sete pessoas – ainda em momento ativo de suas vidas – foram pilhadas pela morte de maneira violenta. Sem qualquer possibilidade de um gesto em busca da preservação da vida. …


Acabou o Século XX

Quando as pessoas pensavam política, sempre dirigiam seus olhares para a Itália e, lá, recolhiam idéias, pensamentos e formas de lutas. Foi assim desde a queda do fascismo.   Os jovens dos anos cinqüenta aprenderam a acompanhar o embate ideológico entre a democracia cristã e o Partido Comunista Italiano. Eram repletos de entusiasmo e posições …


Jornada de reflexão

Aproxima-se momento fundamental da campanha eleitoral de 2014. Em breve começa o horário eleitoral. Os políticos venderam a alma ao diabo por uns poucos segundos de rádio e televisão.   As mais espúrias alianças se concretizaram. A mais nítida posição de esquerda uniu-se ao mais corrupto dos políticos. Todo o eleitorado acompanhou as peripécias da …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes