Blog do Marcelo Semer

Estado policial chega aos poucos, mas atinge a todos

Quando os primeiros pontos fora da curva começaram a ser bordados no julgamento da ação penal 470, não foram poucos os que silenciaram. À direita e à esquerda houve quem até se regozijasse com interpretações draconianas apenas por ressentimentos ou proveitos eleitorais.   Quando a reação desproporcional a manifestações prenuncia a abertura de portas demasiadamente …


Surfar no vexame é pior que perder de 7×1

  A derrota humilhante do Brasil abriu uma verdadeira caixa de pandora.    No meio do jogo, voltaram os insultos a Dilma, como se ela fosse uma zagueira que falhara em vários gols e, nas redes sociais, explodiu o regozijo oportunista de quem torcia contra desde o começo.    Pelo whatsupp circulou uma grotesca montagem com …


Seleção não vai tão bem, mas imprensa e torcida estão piores

  Pode até ser que a seleção brasileira não esteja lá muito bem das pernas –o sufoco na classificação por pênaltis contra o Chile acendeu a luz amarela. Mas é fato de que nesta Copa, a imprensa e a torcida estão ainda piores que ela.   Se é verdade, como diz a manchete da Folha …


Colunismo de insulto inflama xingamento, mas detona participação popular

    Faz três anos, escrevi nesta mesma coluna, que o moderno reacionário, um tipo que vinha se popularizando entre jornalistas e neo-intelectuais, abrigados principalmente na grande imprensa, se constituía como uma porta de entrada de um velho fascismo.   Com um cântico sedutor, a agressividade típica de quem se diz dono da liberdade absoluta, …


Pelo prestígio popular, Barbosa se afastou do jurídico

Desde a semana passada, quando anunciou uma precoce aposentadoria, especula-se sobre o legado que deixará Joaquim Barbosa de sua passagem pelo STF.   O ministro se notabilizou, sobretudo, por se transformar de juiz em um importante ator político.   É certo que no meio jurídico, não se guardarão tantas lições do repertório de seus acórdãos, …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes