Blog do Marcelo Semer

Os civis da ditadura se mantiveram no poder

No aniversário de 50 anos do golpe de 64, os militares passaram praticamente em silêncio.    Não houve notas públicas, ordens do dia ou reuniões de reformados em aberta e ostensiva comemoração –como já ocorreu várias vezes em efemérides anteriores.   Com o silencio militar, talvez até por determinação da presidência da república, sobressaiu-se, quem …


Nossa democracia não mereceu ser estuprada

No aniversário de cinquenta anos do golpe de 64, o revisionismo anda a solta à cata de uma explicação suportável para um ato que mergulhou o país nas trevas e abriu o caminho para a barbárie.    A tese mais recorrente equivale a uma espécie de legítima defesa putativa, na linguagem do direito penal –como …


Juristas aumentam as críticas ao projeto de novo Código Penal

O que já estava ruim ficou ainda pior.   Não bastassem as avalanches de críticas formuladas ao projeto de novo Código Penal quando da comissão designada pelo senador José Sarney (PMDB-AP), outras agora se somam ao texto compilado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), produzido em ritmo também acelerado.   O fato de o nosso Código …


Não existe golpe militar contra corrupção; golpe é a corrupção

Uma das grandes sandices dos saudosistas da ditadura, ou daqueles que evocam a nostalgia do que jamais conheceram, é pregar por “um golpe militar contra a corrupção”.   Nessas toscas, porém não ingênuas, chamadas para uma marcha com Deus,   família, liberdade e canhões, a ideia se repete com uma irritante constância.   Mas um …


Racismo no futebol não é para ser ignorado

O que parecia distante e incomum, tem se tornado cada vez mais nacional.   Os insultos racistas no futebol ficaram mais perto –e não mais longe da gente.    Tinga, jogador do Cruzeiro, sentiu na pele os apupos da torcida imitando um macaco no jogo contra o Real Garcilaso, pela Libertadores, no Peru; Arouca foi …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes