Blog do Paulo Costa Lima

O HOMEM DA PASTA PRETA

 Foto: AFP   É uma pasta preta bem comum, mas foi amor à primeira vista. Sempre prestes a descer ou subir gingando pelas escadas de avião, completamente envolvida em sua simples função de pasta. E balançava de uma forma toda sua porque seu dono, já avançado pelos setenta, não subia as escadas como os políticos …


CARTA ABERTA À MINISTRA SUPLICY: O BRASIL E AS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO EM MÚSICA

Prezada Ministra. Saudações musicais. Somos 72 compositores brasileiros reunidos no Rio de Janeiro para celebrar a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, um evento que já apresenta proporções diferenciadas em termos mundiais. Mesmo em países de maior tradição de investimento em nossa área não é tão frequente assim eventos que reúnam 72 obras comissionadas, 114 …


UM PAPO SOLTO SOBRE ‘DEGENERAÇÃO DA CULTURA’

  Trata-se da sensação de que os dias de hoje convivem com uma perda significativa da qualidade dos produtos artísticos e culturais. O assunto, que pode surgir a qualquer momento, inclusive depois de um jantar na casa de amigos, aceita argumentos diversos e conflitantes. A minha amiga flautista lembra que em sua pequenina cidade natal …


AMANHÃ TEM MAIS: PERGUNTEM AOS UNIVERSITÁRIOS

Uma pesquisa imaginária com estudantes universitários brasileiros mostrou que a grande maioria entende relativamente bem a disputa ideológica entre o governo Obama  — por exemplo ao propor um sistema de saúde pública para todos, que lá ainda não existia!!! — e os representantes políticos dos mais ricos (os republicanos), que não queriam gastos dessa ordem, …


20 DE BRUMÁRIO: PRA ONDE VAI ESSE BARCO?

Se de um lado o coração se enche de esperança com todos os jovens que recriaram a sacralidade do coletivo Brasil, por outro, paira uma incômoda sensação de manipulação midiática e usurpação da causa. Sonhar e sonhar e sonhar, dizia Gonzaguinha, mas com os pés no chão e boas propostas. Pois então, tudo depende do que …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes