Blog do Rizzatto Nunes

Os dois mundos: o da realidade e o da publicidade

             Meu amigo Outrem Ego veio-me com este pensamento, um tanto quanto nostálgico. “Há muitos anos”, disse ele, “Havia um jornal, o Notícias Populares, que nós dizíamos que se fosse espremido verteria sangue. Pois, não é que agora, eu, que ouço rádio todas as manhãs, sinto que estou ouvindo o tempo todo as mesmas …


O mercado de consumo não gosta de consumidores felizes?

              Volto ao tema da felicidade e mais uma vez focado no problema do consumismo. Eu já tive oportunidade de levantar um questionamento a respeito da felicidade como produto de consumo e, na oportunidade, tentei mostrar que, ao que tudo indicava, o mercado promete, explícita ou implicitamente, a felicidade, que pode ser alcançada …


Eis o Robin Hood moderno: tira dos pobres para dar aos ricos!

  "Todo filme é político. Nada mais político do que os filmes de super-heróis." (Costa-Gavras). Faço outra citação, mais longa: “Pressionada pela necessidade de mercados sempre mais extensos para seus produtos, a burguesia conquista a terra inteira. Tem que imiscuir-se em toda parte, instalar-se em toda a parte, criar relações em toda a parte. Pela …


Você acredita em tudo o que lê, vê e escuta?

                            Conta-se a seguinte piada de um menino conversando com sua mãe: – Manhêêêê! – grita o menino. – O que foi, meu filho? – Lá na escola, os meus coleguinhas estão dizendo que eu sou um grande mentiroso! –  Larga de bobagem, meu amor. Você ainda nem está na escola! * * …


Consumidores crentes, comportados e controlados

                             Essa é uma experiência conhecida: um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, na qual havia, num dos cantos, uma escada e sobre ela, no topo, estava um cacho de bananas. Quando um primeiro macaco subiu na escada para pegar as bananas, um jato de água fria caiu sobre os demais que …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes