Blog do Rui Daher

Crônicas Arcaicas de uma Fazenda Assassinada – IV

Há momentos na vida em que, ao mesmo tempo, todos os sinos em passantes torres de igrejas bimbalham para impedi-lo de cometer um desatino, mesmo bobagem qualquer, coisa pequena hoje, grande e irreversível depois.    Mais tarde, pouco adiantará culpar o insistente sineiro por ter-lhe deixado atordoado, perguntar-se o que fazia o padre naquela hora, …


Sozinho o agronegócio não irá sustentar a balança comercial

Em minha coluna semanal para o site de CartaCapital, publicada ontem, clique aqui, citei que os analistas escolhidos  para opinar nas folhas e telas cotidianas têm sido primários ao criticar nossa pequena participação nas exportações mundiais.    Análises superficiais, geralmente de cunho político, sem olhar história, históricos, conjunturas.    Entre 2003 e 2011, os movimentos para fora …


Política econômica no próximo governo

Dois destaques nas folhas e telas cotidianas de hoje remetem ao meu mais recente sabadear: a agiotagem das instituições bancárias e assemelhados como fator eleitoral. A impressão é de que nem mesmo o time de onze leitores deste blog deu bola para texto e fato.    Cinco dias depois, a que destaques me refiro?    …


Crônicas Arcaicas de uma Fazenda Assassinada – III

De italianinhas, corretores e montanhas escorregadias.   Quando entramos na Imobiliária Bruna Maria, Valdir já nos esperava. Uma pequena mesa, dois telefones, papéis e paredes forradas de fotos que anunciavam à venda casas, terrenos, sítios, fazendas.   Uma jovem magrinha, loira, cabelos encaracolados, olhos azuis muito claros, retirou três fichas de um pequeno armário de …


Pra sabadear com a agiotagem

Elas estão por aí na forma de Sindicatos, Associações Nacional e Brasileira, como tantas outras atividades de nossa Federação de Corporações.    Não só nas capitais ou grandes cidades. Também em escritórios pertinho de onde você mora. Nas mais chulas de suas expressões, podem atendê-los em balcões de açougues ou na banca de jornal amiga. …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes