Hoje se comemora o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar.

“Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro, a saudar Iemanjá”, cantou Dorival Caymmi. Muitos outros o fizeram e ainda o fazem.

Esta hora, em Salvador, baianos e turistas já preparam a grande procissão marítima até a foz do rio Vermelho.

Sem a mesma magnitude, orlas brasileiras, às suas formas, também homenagearão a entidade da mitologia Yoruba e do candomblé.

Curtam a diversidade de uma cultura que Darcy Ribeiro (1922-1997) entendia superior, porque mestiça (in Mestiço é que é bom, Editora Revan, 1997, RJ).

Imagem de Amostra do You Tube

Da Embrapa Pecuária Sudeste

Por Larissa Morais

A estimada jornalista escreve para atualizar informações divulgadas no blog (08/01/13), sobre o Programa Balde Cheio, de apoio à pecuária leiteira.

“No levantamento realizado até a data de 31.12.2012, participavam do Balde Cheio 3.831 propriedades, sendo 563 Unidades de Demonstração e 3.268 Propriedades Assistidas em 710 municípios brasileiros de 24 Estados brasileiros permitindo a capacitação de 524 extensionistas de várias instituições dentre as 456 parcerias estabelecidas”.

O trabalho está sendo realizado em 24 estados brasileiros. No relato de Larissa, há considerações importantes, que prefiro analisar, na próxima semana, em post específico sobre o assunto.

Da Oficina de Criação Poética

Por Edson Cruz

O que é a poesia? Partindo da questão que ele fomentou e instigou vários poetas a responder, o escritor e editor do Portal Musa Rara, Edson Cruz, elaborou uma oficina que tem como centro a criação poética abordada na perspectiva triádica que a fundamenta e a justifica: o poema, a poesia e o poeta. Será publicada uma coletânea dos melhores poemas compostos pelos alunos pela Terracota editora.

A quem se destina

Escritores, redatores publicitários, jornalistas e blogueiros interessados em saber mais sobre o gênero e trabalhar intensivamente em seus textos.

Vagas disponíveis: 18

Quando: 2 meses, 8 encontros. Início: 23 de fevereiro de 2013.
 

Horário: Sábados, das 10h às 13h.

Onde: Espaço Terracota – Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – Vila Mariana.

EDSON CRUZ (Ilhéus, BA).

Poeta, editor e revisor publicitário. Desgraduou-se em Psicologia, Música , Violão e Letras. Foi fundador e editor do site de literatura Cronópios (até meados de 2009) e da revista literária Mnemozine. Fez entrevistas para TV Cronópios e Programa Bitniks com grandes escritores contemporâneos. Lançou em 2007, Sortilégio (poesia), pelo selo Demônio Negro/Annablume; como organizador, O que é poesia?, pela Confraria do Vento/Calibán; em 2010, uma adaptação do épico indiano, Mahâbhârata, pela Paulinas Editora. Em 2011, lançou seu poemário contemplado com Bolsa de Criação da Petrobras Cultural, Sambaqui, pela Crisálida Editora. É editor do site de Literatura e Adjacências, MUSA RARA e do selo MUSA RARA, em parceria com a Terracora Editora. Mantém blogue Sambaquis.