Blog do Sírio

COMO SOMOS IGNORANTES!

  Tenho dificuldade em entender pessoas que (me) dizem que não conseguem compreender aulas de gramática. Confesso que, no interior de Santa Catarina, no então segundo ano primário, com 8 anos, embora tivesse um conjunto de dificuldades específicas, sobretudo para escrever certas palavras, pelo fato, entre outros, de estar aprendendo a falar português (minha língua …


LEITURA LABIAL

Há algum tempo, republiquei aqui um texto antigo, que chamei de “Biquinho”. Seu objetivo era mostrar que afirmações do tipo “franceses falam fazendo biquinho”, com eventuais inferências sobre outros hábitos, não fazem o menor sentido, porque todos os falantes de todas as línguas povos fazem biquinho, porque em todas há vogais arredondadas. Eu sugeria a …


TABUS LINGUÍSTICOS

  A definição de “tabu” que melhor dá conta de seu sentido corrente é “interdição cultural e/ou religiosa quanto a determinado uso, comportamento, gesto ou quanto à linguagem”. Não vou falar de tabus culturais (como ajeitar os dedos de determinada forma e apontá-los em direção a alguém). Apenas menciono que há tabus alimentícios, que selecionam …


CONSERVADOR

  Quanto mais fatos um dicionário registra, melhor ele é. E os melhores dicionários não só registram mais palavras, mas também mais sentidos para cada palavra.   É mais ou menos comum que grandes dicionários apresentem como primeiras definições os sentidos mais antigos ou mais literais. Um exemplo é a primeira definição de “conservador” fornecida …


QUESTÃO SEMÂNTICA

Quando polemistas dizem que uma questão “é semântica” querem dizer que ela é secundária. Pensam que há uma “coisa” no mundo e que é ela que interessa. Os nomes que a designam seriam ou irrelevantes ou, talvez, errados. Políticos e economistas são os militantes que mais caem nesta armadilha. Qualquer interessado por questões como a …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes