Blog do Sírio

SAMBA DO CRIOULO DOIDO

  O título é de um samba de Sérgio Porto, cuja letra mistura fatos de forma completamente inconsistente. Este tipo de mistura é, às vezes, uma característica da loucura (daí “doido”). Para se fingir de louco, Hamlet respostas que não têm nada a ver com as perguntas. A diferença entre o louco e o parodista …


DECLARANDO VOTO

  Não gosto de voto nulo por uma razão bem simples: durante muito tempo, quis votar para presidente, mas não pude fazê-lo. Agora posso, e não vou deixar de contribuir um pouco pelo menos para evitar certos resultados. Ando bastante por aí. Assim, posso julgar algumas coisas com base no que vejo, e não com …


UM TEMA ANTIGO

Volto a um tema antigo, em nome da precisão. Como se diz frequentemente, o diabo mora nos detalhes. No domingo, 7/9/2014, Ferreira Gullar publicou um texto até equilibrado, coisa não muito comum quando fala de política (os antigos militantes comunistas, quando deixam de sê-lo, em geral argumentam contra a esquerda de forma muito mais radical …


QUE LEITURAS, MEU DEUS!

Uma tese de Umberto Eco sobre leitura: ler é reprimir interpretações. Seria muito bom se isso ocorresse mais vezes. Dois exemplos: Skaff disse, em sua primeira aparição na propaganda eleitoral, que Alckmin não governa “com garra, com tesão”. No dia seguinte, um leitor de jornal criticou a baixaria e outro disse que não se está …


AINDA O NOME DAS COISAS

  De vez em quando, um jornal publica uma coluna que poderia ser avaliada como verdadeiro retrato falado de um segmento da sociedade. O caderno Cotidiano (Folha de S. Paulo) de 20/08/2014 traz (como virou moda dizer) um texto de Francisco Daut intitulado O quarto poder. Resumidamente, lamenta que a política interna do jornal em …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes