Blog do Tagliari

Notas sobre o Argentina Premium Tasting

Masterclass é um termo algo desgastado entre aqueles que acompanham os movimentos do vinho no Brasil. Toda semana, parece que há uma nova dessas sessões sobre um assunto qualquer. Nem sempre foi assim. Lembro-me de umas das primeiras a que assisti e que, sim, fizeram a diferença sobre como aprecio e entendo os vinhos. Foi …


O Uruguai que interessa. Vinhos!

Esqueça a legalização da maconha, o casamento gay, o dedão do Mujica, a mordida do Suarez. Se o assunto é Uruguai, concentre-se nos vinhos! E nas pessoas, claro. Eles têm mate, mais gado que gente (uma população total equivalente a um ou dois bairros populosos de São Paulo) e seus vinhos estão melhores a cada …


Um outro Chile.

O Chile é um dos dois países sul-americanos que não têm fronteira com o Brasil. Nem por isso deixa de ser a origem de uma parcela enorme dos vinhos que bebemos por aqui. Na verdade, exporta quase o dobro do segundo player, a Argentina. No primeiro semestre de 2014, registrou 48% de participação em volume …


Um vinho tão bom quanto uma final Brasil e Italia.

Todo grande vinho tem uma boa história. A do Oriundi, pode-se dizer que começa em fins do século XIX, quando da grande imigração italiana para o Brasil. Mas seu início pode ter ocorrido bem antes, no momento em que os romanos decidiram produzir vinhos nas terras mais frias e úmidas ao norte da península italiana …


Falando de vinhos caros.

Sim, caro leitor e bela leitora. Eles existem. Nem sempre para o nosso bico. Mas estão aí e são caros por vários motivos. Na média, a culpa é sempre da absurda tributação brasileira. Porém, é claro, há fatores como oferta e procura, fama e até, pasmem, qualidade. Não falo dos vinhos caros “acima de 50 …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes