Blog do Emerson Damasceno

Não é impeachment, é golpe mesmo

  Após o apertado resultado destas Eleições em 2014, membros da imprensa e aqui e acolá, ouve-se a palavra "impeachment". Chega a ser complicado ouvir de quem acusava a Presidenta Dilma Rousseff de capitanear o País para uma "Ditadura Bolivariana", ao perder o segundo turno de uma disputa eleitoral democrática, buscar uma alternativa à derrota …


Por que Dilma virou – e bem – a disputa na reta final à presidência

Achei interessante a análise que li há pouco na Folha de São Paulo, por Ricardo Mendonça, mostrando dados da virada de Dilma Rousseff na reta final, chegando a quase 10 pontos dos voto válidos (segundo o último Datafolha de ontem) à frente de Aécio Neves. O percentual representa algo como 10 milhões de votos, levando-se em conta …


Um Desagravo a Xico Sá e a íntegra do seu texto censurado

Meu conterrâneo, o jornalista Xico Sá, recentemente pediu demissão da Folha de São Paulo porque foi impedido de publicar um texto no qual justificava e informava o seu voto na Presidenta Dilma. A Folha não admitiu o que seria o "partidarismo" de Xico, que guardou o texto e altivamente, pediu demissão do Jornal. Ao contrário …


11 de setembro: 13 anos depois. Eu estava lá.

Este texto sempre me vem à mente quando chega o 11 de setembro. Talvez porque eu estava lá em Manhattan e mudei depois disso. E também porque o próprio mundo mudou após a queda das Torres que levou também junto com elas, várias garantias civis ao redor do mundo, por conta do que a chamada …


Porque torcerei pela Alemanha

Sempre fui contra a rivalidade entre hermanos da América latina, algo que obviamente foi sempre insuflado por quem tentou dividir um continente que tem muito mais semelhanças do que suas ricas diferenças. Não enxergo os Argentinos como inimigos, nunca os vi assim, mas sim como adversários apenas, quando o assunto é futebol. Esse nível de …


Perdão, Neymar. O seu (e o nosso) choro é livre sim.

  Desde ontem, ao ver e rever as cenas da agressão ao nosso Camisa 10, Neymar Jr, que algo não me sai da cabeça: o técnico Luís Felipe Scolari já havia alertado que o jogador vinha sendo "caçado" em campo e a arbitragem em vez de nos ajudar – como alguns ousaram falar  - na …


Deficiência e Preconceito

Antes mesmo do acidente que me deixou paraplégico, há cerca de três meses, já havia decidido retornar a escrever aqui neste blog. E nada mais oportuno do que falar sobre a polêmica envolvendo fotos que circulam na IInternet criticando cadeirantes que estão em pé durante o jogo, como se isso provasse que tratam-se de "picaretas". …


Sorria, você está sendo espionado

As denúncias da prática cotidiana de espionagem pelos Estados Unidos, trazidas a público por Edward Snowden, ainda aparentam ser apenas a ponta de um intrincado Iceberg desta nova ordem mundial. A presidente Dilma Rousseff agiu de forma acertada ao reclamar publicamente dos EUA e mais ainda, ao adiar encontro que teria na Casa Branca com …


“Perdónalos, porque no saben lo que hacen…”

Pouco após ter publicado o meu texto semanal hoje, outro lamentável episódio de preconceito com os médicos estrangeiros que vêm ao Brasil ocorreu. Já não bastasse a quase surreal cena quando vi meus conterrâneos hostilizando os médicos cubanos, venezuelanos e demais, aqui em Fortaleza, hoje vi algo tão grave quanto, emitido por uma jornalista de …


Salvo pelo médico chinês

Era janeiro de 2005, eu estava novamente em Seul, na Coréia do Sul, em mais uma viagem a trabalho pela Ásia. Naquele ano específico, o inverno tinha sido tão rigoroso por lá que eu realmente sofri com as temperaturas negativas. Houve um dia que deixei o hotel para uma reunião vestindo um paletó, além de …


Internet e crimes online relativos à privacidade

Dia desses, observando a minha timeline no Facebook, publiquei em meu perfil um despretensioso Mini-tutorial sobre como agir e denunciar (e principalmente para quem), quando se deparar com algum crime online. Uma das recomendações principais que mencionei: não compartilhe ou divulgue o crime em si (seja um vídeo, foto, conversa etc), mesmo que ache que …


Marco Feliciano e o fundamentalismo no Brasil

Ainda grassa no País a discussão sobre Marco Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. O tema, entretanto, não se limita à pessoa de Feliciano, mas conduz também a um embate até então menos ruidoso na política, entre pensamentos conservadores e liberais e suas visões mais extremadas através de …


A queda de Marco Feliciano

Um marco infeliz. Mesmo ainda sendo (pelo menos até quando termino de escrever este texto) de direito, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal brasileira,  a questão é que Marco Feliciano não é mais Presidente de fato daquela Comissão, embora anuncie que não irá renunciar ao cargo, pois segundo ele, …


O Marco da Discórdia

As mídias sociais já elegeram o seu novo vilão. Sim, é bem verdade que foi a Câmara Federal quem elegeu primeiro o Deputado Marco Feliciano à Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, mas é também fato que foram os usuários das mídias online os primeiros a gritar contra a nomeação do polêmico parlamentar, …


Manhã de Carnaval, sete anos depois.

O texto que transcrevo mais abaixo, foi escrito há sete anos. Num sábado de Carnaval como hoje. Lembrei por isso e também porque nele eu menciono fatos interessantes da Coréia do Sul. Originalmente postei em meu antigo blog Anomia. Na época, passei o Carnaval na Ásia a trabalho. Amo esse texto, pelas recordações, inclusive de …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes