Não custa nada desejar algumas melhoras para o ano de 2013. Nossos desejos movem o mundo e transformam a realidade.  Segue a minha lista. E você, já fez a sua?

1. Que cesse a violência contra as mulheres nas ruas, em casa, nas músicas e campanhas publicitárias machistas. Que os homens possam reconhecer nas mulheres a sua porção mais delicada e feminina, respeitar e amar.

2. Que finalmente seja aprovada a lei que proíbe campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas. Em nome da liberdade de expressão, as empresas de publicidade, jornais, revistas, televisão e os fabricantes de bebida venceram todos os rounds da luta contra o incentivo ao consumo.

3. Que o silêncio seja reconhecido como um direito do cidadão e os poluidores sonoros punidos. Que se controlem as armas de poder destrutivo: sons domésticos; sons de automóveis – chamados paredões; motos, bicicletas e carros fazendo propaganda nas ruas.

4. Que as prefeituras das cidades assumam o controle sobre a poluição visual, o uso abusivo e desordenado de placas, faixas, anúncios e outdoors.

5. Que as prefeituras coíbam as construções desordenadas de casas e prédios, que fazem de nossas cidades verdadeiros amontoados urbanos, sem controle estético, tornando-as monstros de feiura.

6. Que os cidadãos assumam junto com os órgãos públicos a responsabilidade pelo lixo que produzem. Que organizem coletas seletivas e ponham lixo apenas em lixeiras.

7. Que haja investimentos de todos os poderes públicos para a educação de nossas crianças e jovens, e dessa maneira consigamos sair da vergonhosa posição que ocupamos no ranking mundial. E que as famílias – a exemplo das nações asiáticas – também se sintam responsáveis em educar seus filhos.

8. Que os acidentes com motocicletas deixem de ser um problema de saude pública e uma sangria para os cofres da Previdência Social. Que funcionem as medidas para normatizar o uso das motos, o controle e a fiscalização das mesmas.

9. Que passado o Império e a Velha República se vendam as joias que Dom Pedro II prometeu vender. Faça-se qualquer coisa para solucionar as secas no Nordeste. Essa vergonha não é apenas política, mas também moral e ética. Milhares de nordestinos vivem em condições sub-humanas. Um genocídio.

10.  Que o julgamento/show do mensalão sirva de exemplo para os corruptos e diminua a corrupção, uma das causas de nossa miséria, desigualdade social e perda de fé na justiça.

11.  Desejo um país que leia boa literatura, escute boa música e veja bons filmes. Que as livrarias e cinemas proliferem como hoje proliferam os bares. E os livros custem barato, sejam acessíveis como apertar o controle remoto da televisão. E as emissoras invistam em programas sem baixaria, vulgaridade e pornografia.

12.  O Brasil foi um dos últimos do mundo a livrar-se da vergonha da escravidão negra. Persistiram outras formas de comércio de gente. Que em 2013 nós saiamos da rota do turismo sexual de rapazes, moças e crianças. Que nossa imagem seja a de um país livre, alegre, sem preconceitos, nunca a de um país que oferece o corpo e a alma de crianças e jovens a troco de uns poucos reais ou um prato de comida.

13.  Que não se concretizem os temores de uma crise financeira e de mais inflação sem crescimento econômico. Que 2013 seja o reinado da inteligência, sensibilidade e poesia.