Lost Girls: Garotas Perdidas Livro 2, o segundo volume da HQ erótica de Alan Moore e Melinda Gebbie

Livros Recebidos: Nesta semana chegou o romance de Sérgio Pereira Couto, Renascimento: A Lenda do Judeu Errante, lançado este ano pela Giz Editorial, de São Paulo – aparentemente uma fantasia reencarnacionista. Da Devir Livraria, também de São Paulo, recebemos Lost Girls: Garotas Perdidas Livro 2, o segundo volume da HQ erótica de Alan Moore e Melinda Gebbie, empregando personagens clássicas da literatura para crianças. Um belo volume em capa-dura com sobrecapa. Enfim, um livro particularmente interessante que nos chegou esta semana é a terceira antologia montada e apresentada por Bráulio Tavares para a editora carioca Casa da Palavra, Freud e o Estranho: Contos Fantásticos do Inconsciente, esta também muito bem ilustrada por Romero Cavalcanti. O livro apresenta um número de contos fantásticos internacionais assinado por gente como E. T. A. Hoffmann, Bram Stoker, Hugh Walpole, Fitz-James O’Brien, Guy de Malpassant e outros, supostamente capazes de ilustrar o conceito do umheimlich de Freud, conhecido como “o estranho” ou “o sinistro”. As outras duas antologias organizadas por Tavares são Páginas de Sombra: Contos Fantásticos Brasileiros e Contos Fantásticos no Labirinto de Borges, todos livros interessantes e de ótima apresentação. 

Ainda Prêmio Nobel: No site do Los Angeles Times, M. G. Lord argumenta que a premiação de Doris Lessing com o Nobel de literatura representa uma vitória da ficção científica: http://www.latimes.com/entertainment/la-et-lessing15oct15,1,5791530.story?ctrack=1&cset=true. Entre outras coisas, Lord lembra que The Sirian Experiments, um dos volumes da série “Canopos em Argos: Arquivos”, de Lessing, foi um finalista do Booker Prize, o principal prêmio literário inglês. 

Vídeo Promocional: Willian Penetra, autor do romance de ficção científica Legião Estelar (edição do autor), disponibiliza um vídeo que explica o contexto em que se passa o romance. Em http://www.youtube.com/watch?v=xEz4_W2_cEs 

Prêmios: Pela primeira vez é conferido o Prêmio Small Press (pequenas editoras) da WSFA (Washington Science Fiction Association). Foi para “El Regalo”, de Peter S. Beagle, conto visto na coletânea do autor, The Line Between. O prêmio foi anunciado no encontro Capclave em Rockville, Maryland. 

Durante a Nippon 2007, a convenção mundial de FC que aconteceu em Yokohama, Japão, este ano, foram anunciados os Seiun Awards, conferidos pela comunidade japonesa de FC. Os resultados: 

Romance japonês: Japan Sinks, Part II, de Sakyo Komatsu & Kosho Tani.

Ficção curta japonesa: A Furoshiki and Spider’s Thread, de Hosuki Nojiri.

Romance traduzido: Mortal Engines, de Philip Reeve

Ficção curta traduzida: “The Astronaut from Wyoming”, de Adam-Troy Castro & Jerry Oltion.

 
Outro prêmio japonês é o Sense of Gender Awards, fundado em 2001 pela Associação Japanesa pela Fantasia e Ficção Científica sobre Gênero Sexual. Também foi entregue na Nippon 2007. Busca premiar obras que explorem as diferenças entre os gêneros sexuais e os papéis que lhes são socialmente atribuídos. Resultados:

Grande Prêmio: Ragged Girl (The Angel of the Closed Garden) Part 2, de Hirotaka Tobi.

Prêmio Especial: NIHON CHINBOTU (Japan Sinks), anime dirigido por Shinji Higuchi.

Obra Traduzida: Stable Strategies and Others, de Eileen Gunn 

Já o Gaylactic Spectrum Award, homenageia as obras de FC, fantasia e horror que incluam ou tratem de personagens, temas e questões dos gays, lésbicas, bissexuais ou transsexuais. O ganhador deste ano foi Vellum de Hal Duncan. O prêmio foi anunciado na convenção de FC e temas homossexuais GaylaxiCon em Atlanta, Georgia. 

Eventos: Na FNAC Pinheiros, neste sábado dia 20 de outubro, o escritor nativo-brasileiro Daniel Munduruku estará autografando seu novo livro O Olho Bom do Menino, obra infanto-juvenil sobre um menino cego que consegue enxergar as pessoas por dentro. A FNAC Pinheiros fica Av. Pedroso de Moraes 858, Pinheiros, São Paulo. Fone (0__11) 3579 2000.

Na terça-feira, dia 23 de outubro, a Devir promove uma mesa redonda na FNAC Pinheiros, às 19h00, sobre o controvertido álbum de Alan Moore & Melinda Gebbie, Lost Girls, que coloca personagens femininas de contos clássicos para crianças, em aventuras eróticas.

Quarta-feira, dia 24 de outubro, o quadrinista brasileiro Sérgio Macedo, um colaborador da famosa revista francesa Heavy Metal, estará lançando o seu álbum de quadrinhos Xingu!, resultado de um tempo passado entre os índios do Parque Nacional do Xingu. A HQ é sobre “um aventureiro branco que se torna aliado dos índios para enfrentar problemas com o desmatamento e a ação de caçadores”. Na FNAC Pinheiros, a partir das 19h00.

O Rei e o Camaleão, de C. N. David, resenhado aqui semana passada, será autografado na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 29 de outubro às 19h30. O blog de C. N. David está em cndavid13.blogspot.com

No dia 8 de novembro, quinta-feira, das 19h00 às 22h00 na Oficina da Palavra na Casa Mário de Andrade, em São Paulo, Roberto de Sousa Causo estará dando uma palestra sobre ficção científica. A Oficina da Palavra fica na Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo/SP – CEP 01154-010. Inscrições: (0__11) 3666-5803 (0__11) 3826-4085 e palavra@oficinasculturais.sp.gov.br 

Escritor e crítico, Roberto de Sousa Causo é autor do romance A Corrida do Rinoceronte.

Fale com Roberto Causo: roberto.causo@terra.com.br

Opiniões expressas aqui são de exclusivaresponsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetroseditoriais de Terra Magazine.