Terra Magazine

 

Quinta, 14 de junho de 2007, 08h01

Arte circense

Cenas de circo registradas por Adi Leite. Na exposição "Circense", o fotojornalista mostra o trabalho que realiza desde 1998 em picadeiros de diversos estados do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

A sobreposição de duas expressões artísticas distintas - o circo e a fotografia - resultou em um material narrativo que busca revelar sutilmente características do país. Sob as tendas montadas a céu aberto em lugares dos mais isolados, Leite quis fotografar não apenas os artistas, como também histórias.

Com o intuito de recriar todo o contexto do circo, o fotógrafo fez também retratos de alguns artistas fora de cena, vestidos e posicionados da maneira como quisessem. São 15 imagens deste teor, em branco-e-preto. As outras 25 que compõem o restante da exibição são coloridas.

O projeto surgiu quando Leite se propôs, como outros fotógrafos, a desenvolver um trabalho relativo aos "500 anos de descobrimento do Brasil" (comemorados em 2000). O tema circense o inspirou e acabou extendendo o projeto.

"Circenses" está em cartaz no Museu da Imagem e do Som - MIS (Av. Europa, 158), do dia 12 de junho ao 29 de julho. Sábado a entrada é franca. Entre os dias 12 e 17 deste mês, filmes relacionados ao tema serão exibidos.

 
Adi Leite/Divulgação
Fotos de circos de Adi Leite em mostra no MIS

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol