Terra Magazine

 

Sexta, 31 de agosto de 2007, 08h09

Música em Olinda

Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) acontece pela quarta vez este ano, em setembro. São 16 concertos apresentados dentro de igrejas da cidade, tombada pela Unesco há 25 anos. Diversos convidados fazem performances, além da exibição de filmes relacionados à música.

Egberto Gismonti se apresenta ao lado de Naná Vasconcelos, Paulo Moura na clarineta com João Donato no piano, banda de Minas Gerais Uakti que toca com instrumentos não convencionais (pedra e água, por exemplo).

Isaac Karabtchevsky rege em Olinda a Orquestra Petrobras Sinfônica. Czech Chamber Soloists - grupo de câmara tcheco da Filarmônica de Brno também se apresenta, assim como os músicos Celina Szrvinsk e Eugene Friesen. Yamandú Costa e Hamilton de Holanda tocam juntos para finalizar a mostra.

Os filmes "Cartola", "Fabricando Brasileirinho" e Fabricando Tom Zé" são alguns dos exibidos.

Olinda é a terceira maior cidade de Pernambuco. É famosa por seu carnaval de rua, embalado pelo frevo, maracatu, afoxé e outras expressões culturais da região. O título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco foi obtido em 1982.

Serviço
MIMO acontece de 3 a 9 de setembro nas igrejas da Sé, de São Pedro e do Rosário, no Mosteiro de São Bento, no Seminário de Olinda, no Convento de São Francisco e no Coreto do Carmo. As sessões são às 11h, 16h, 18h30 e 20h30 gratuitas.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol