Terra Magazine

 

Sexta, 30 de maio de 2008, 13h54 Atualizada às 23h53

Uma semana depois, índios deixam de ser invisíveis

Reprodução/Terra Magazine
Terra Magazine , em reportagem de Altino Machado, publicou as fotos dos índios isolados, no Acre, em 23 de maio. Enquanto isso, a mídia nacional ...
Terra Magazine, em reportagem de Altino Machado, publicou as fotos dos índios isolados, no Acre, em 23 de maio. Enquanto isso, a mídia nacional prospectava o solo de Marte

Claudio Leal

A descoberta de índios isolados, no Acre, às bordas da fronteira amazônica com o Peru, provocou, na quinta-feira, 29, e sexta, 30, um frêmito na mídia brasileira e internacional. Magicamente, o trabalho do sertanista José Carlos Meirelles e as fotos de Gleilson Miranda, divulgadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), ganharam as páginas da BBC, UOL, Estadão, Globo, G1, Survival International, além de despachos da Reuters e AP. À noite, freqüentaram as principais redes de televisão.

No farto material jornalístico, mil sensações em torno das fotos dos índios de etnia ainda desconhecida, nas cabeceiras do Igarapé Xinane. Belo, belo. Ótima oportunidade para o leitor de Terra Magazine, do Portal Terra, reconferir uma semana depois as mesmas fotos, as mesmas informações e saber que anda clicando no local certo.

Veja também:
» Índios isolados são fotografados pela 1ª vez no AC
» Como Meirelles matou um índio em "situação dramática"

"Saiba mais": com exclusividade, uma semana antes, o repórter Altino Machado publicou, nesta Terra Magazine, as mesmíssimas fotos e os mesmíssimos fatos. A reportagem trazia detalhes do "primeiro contato" e um precioso perfil do sertanista Meirelles. As imagens dos índios, feitas por Miranda (sim, dona Dolores, elas não são da AP), ocuparam o quadrante superior do Portal Terra e o banner desta revista, em 23 de maio. Desde então, correram a "blogosfera". Verificável no Google.

No Acre, os índios isolados são conhecidos como "invisíveis". E, de fato, passaram por "invisíveis" durante seis longos dias.

"Uncontacted tribe photographed near Brazil-Peru border", estampou a Survival International, na quinta-feira, 29, seis dias depois de Terra Magazine. Certamente a língua inglesa é universal. Donde, a partir da Survival International a informação se re-espalhou.

Ao clicar aqui, os ausentes podem conferir o texto original de Machado e as fotos de Gleilson. Vale um confronto com o material posteriormente publicado.

O relato do sertanista Meirelles sobre os "índios invisíveis" foi reproduzido pelos jornais Le Monde, The Guardian, New York Times, Corriere della Sera, El País, entre outros.

No Brasil, seis dias depois, Altino foi contactado pela Folha de S. Paulo, que o ouviu e o republicou na edição desta sexta-feira, 30, como manda a boa regra: "A Funai tirou mais de mil fotos. Meirelles decidiu repassar o material fotográfico ao jornalista Altino Machado, que publicou três fotos no site 'Terra Magazine'", diz a Folha. E o correspondente do inglês The Guardian, Tom Phillips, entrou em contato com Machado.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol