Terra Magazine

 

Sexta, 4 de julho de 2008, 07h23 Atualizada às 22h02

Livro discute socialismo na Venezuela

Diego Salmen

A editora Anita Garibaldi lança nesta sexta-feira, 4, em São Paulo, o livro "Capitalismo Contemporâneo e a Nova Luta pelo Socialismo". A obra é fruto de um seminário promovido pelo PCdoB em novembro de 2007, em homenagem aos 90 anos da Revolução Russa.

A obra conta com artigos de Luiz Gonzaga Belluzzo e João Quartim de Moraes, da Unicamp; de Neguyen Viet Tao, da Academia Nacional de Política e Administração de Ho Chi Minh, Vietnã; de Laura Virginia Graffe, cônsul da Venezuela; de Pan Mingtao, conselheiro da Embaixada da China; e de Carlos Trejo, cônsul-geral de Cuba em São Paulo, dentre outros.

Dividida em quatro capítulos, a coletânea aborda temas que vão das características do capitalismo contemporâneo às lições da experiência socialista na União Soviética. Confira alguns trechos:

Luiz Gonzaga Belluzzo:

"Marx é singular porque pecebe no capitalismo a oportunidade para a realização da promessa de liberdade e igualdade da Revolução Francesa (...) Não é que Marx tivesse negado o caráter progressista do capitalismo. Ele mostrou que, crescentemente, esse caráter progressista vai se transformando num pesadelo para a humanidade,que está submetida às suas leis demovimento".

Laura Graffe:

"A conformação do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) marca o começo da derrubada do Estado burocrático e caduco que ainda sobrevive emmuitas instâncias (...) O PSUV nasce para unir a esquerda venezuelana, uma proposta esboçada por Hugo Chávez".

Carlos Trejo:

"Nesses anos, não esquecemos de que nossa situação ainda era difícil. Porém, era também difícil para outros países com menos possibilidades do que Cuba (...) Já há quase 50 anos continuamos nessa luta, tentando construir esse sonho. E vamos conseguir".

O coquetel de lançamento será realizado a partir das 19h30 na sede-escola do Partido Comunista do Brasil, à rua Rego Freitas, 192, próximo à estação República do Metrô.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol