Terra Magazine

 

Quinta, 10 de julho de 2008, 08h16 Atualizada às 09h17

Solto, Dantas é intimado a depor

Bob Fernandes

Daniel Dantas está solto.

O habeas corpus para livrá-lo da cadeia foi concedido, na noite do 76° aniversário da Revolução Constitucionalista de 32, pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Sob extensa e noturna alegação constitucionalista quanto a vãos e desvãos da Lei 7.960/89:

- ...o tempo decorrido desde a deflagração da operação policial indica a desnecessidade da manutenção da custódia temporária para garantir a preservação dos elementos probatórios... - e por aí adentra.

Veja também:
» Opine aqui sobre a prisão de Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta
» PF viveu guerra e espionagem para prender Dantas
» BrOi: emissários de Dantas tentam chegar a Dilma
» Celso Pitta recebia dinheiro vivo de Naji Nahas
» Inferno de Dantas - Um Raio X do Opportunity Fund
» Dantas-Nahas: Para entender a organização
» Advogado: José Dirceu não tem relação com Daniel Dantas

Daniel Dantas está solto. Mas já foi novamente intimado.

Intimado por ordem do mesmo delegado que coordenou a investigação que o levou ao cárcere, Protógenes Queiroz.

Intimado a prestar depoimentos, ele, Daniel, e outros 3 dos companheiros presos na mesma manhã do 8 de julho, a véspera da septuagenária efeméride do constitucionalismo; são eles: Verônica Valente Dantas, Daniele Silbergleid Ninnio e Arthur Joaquim de Carvalho.

Na madrugada, mesmo antes de deixarem o prédio da superintendência da Polícia Federal onde estavam presos, Dantas e os seus receberam a intimação.

O delegado Queiróz e equipe decidiram fazer a entrega do convite por temer que, libertos, Dantas e companhia abrissem o gás.

Temiam os representates da lei que o banqueiro e outros três vazassem em companhia dos demais libertados: Carlos Bernardo Torres Rodenburg, Eduardo Penido Monteiro, Dório Ferman, Itamar Benigno Filho, Norberto Aguiar Tomaz, Maria Amália Delfim de Melo Coutrin e Rodrigo Bhering de Andrade.

Memórias do Cárcere. Assim o ex-alcaide de São Paulo Celso Pitta, com quem Daniel Dantas dividiu a cana por temporada inferior a um dia, quedará só no próprio da Polícia Federal, sito à rua Ricardo Cavatton. Lapa. De Baixo. Marginal. Do Tietê. À direita de quem vai. Para Cumbica.

Gilmar Mendes é Mestre. Em Direito. E Estado. Formou-se pela universidade. De Brasília. Dissertou, em seu mestrado, sobre Controle de Constitucionalidade. Focou em dois aspectos: Jurídicos; e Políticos...

Gilmar Mendes é capricorniano. Nasceu em Diamantino - com o -, Mato Grosso. Em 1955. Cinco dias depois do Natal. Em 9 de julho, data em que determinou a soltura de Dantas e associados, rezava seu horóscopo (Barbara Abramo, Folha de S. Paulo):

- Um dia importante para você o de hoje, devido à conjunção entre seu regente Saturno e o planeta da ação e da motivação, Marte. Focalize e integre suas experiências passadas. Há competições que não servem para você, assim como amores que lançam nuvens escuras sobre você. Encare e escolha.

 
Reprodução
O banqueiro Daniel Dantas, em outra ocasião, esconde o rosto para fugir de fotógrafos

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol