Terra Magazine

 

Sábado, 27 de setembro de 2008, 07h54 Atualizada às 22h56

Desenho suave

Uma escapada da publicidade, um tapa nas histórias em quadrinhos e uma tarde sem afazeres levam o baiano Rodrigo Minêu aos cartuns. Com gosto desde cedo por desenho e por desenhar, hoje ele o faz como "segunda profissão".

Formado em publicidade e jornalismo, Minêu narra o caminho de seu trabalho:

- Sempre gostei muito de histórias em quadrinhos e tentava desenhá-las. Sendo que, na verdade, eu me considerava um desenhista muito limitado. Por falta de técnica, comecei a simplificar. Páginas e páginas de histórias eu resumia numa só. Hoje eu gosto é de fazer cartum.

A vida, ele ganha na publicidade. O desenho, Minêu usa oportunamente. Por exemplo, no ano passado, ele ia pedir a namorada em noivado. Para evitar recusa, fez para ela um desenho. Tudo era cinza e as pessoas caminhavam sob chuva. Somente um casal de namorados, sentados num banco, reluziam protegidos pelo arco-íris. No verso:

- Quer casar comigo?

De oportunidade em oportunidade, o baiano participou de algo como 50 salões de humor no mundo. Este ano conquistou o primeiro lugar em Charge no Salão Carioca de Humor. No Salão de Humor de Piracicaba, venceu menção honrosa na categoria Vanguarda. Minêu calcula ter ganhado aproximadamente 15 prêmios nessa brincadeira.

Em suas palavras: "Como cartunista, considero meu humor bastante sutil. Pode parecer pretensioso, eu considero ele elegante. Sutil mas com certo conteúdo, sendo que é um conteúdo suave, fino".

As cores, prefere também as "suaves". "A suavidade é uma forma de expressar o conteúdo. Gosto muito de usar tom sobre tom, não gosto de usar muitas cores. Prefiro pensar bastante em quais vou usar e explorá-las ao máximo", relata.

Como freelancer, Rodrigo Minêu produziu uma vinheta para a Rede Globo de Televisão. Publicou algumas ilustrações para a Editora Abril, na revista Men's Health e para veículos em Salvador (BA), onde mora.

Ele, que se considera tímido, alivia:

- Um desenho simples pode falar muito.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol