Terra Magazine

 

Quarta, 7 de janeiro de 2009, 07h57

Terra Magazine amplia equipe de colunistas

Bob Fernandes

Neste 7 de janeiro de 2009, Terra Magazine entra em uma nova fase editorial com a ampliação de sua rede de colaboradores e de articulistas. Como parte da reforma gráfica e de conteúdo do Portal Terra - que fortalece a interação e a simplicidade no diálogo com o internauta -, enriquecemos nosso leque de colunistas, blogueiros e colaboradores que já desloca leituras convencionais da política, economia, cultura, esportes e comportamento, mas não apenas: procura captar o que há de essencial no Brasil e no mundo.

A partir de hoje, intelectuais e líderes políticos com vasta e provocadora intervenção na esfera internacional passam a integrar nosso time de analistas. Nomes familiares à sua formação pessoal: o linguista Noam Chomsky, o escritor e filósofo Umberto Eco, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbatchev, o jornalista Christopher Hitchens, a jornalista e escritora Naomi Klein, o jornalista Thomas Friedman, o economista Paul Krugman e o jornalista e escritor Thomas Eloy Martinez, também colunistas do jornal New York Times.

Na estréia, trazemos o americano Paul Krugman, agraciado com o Nobel de Economia, em 2008, por suas pesquisas sobre o livre mercado e a globalização. Professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade Princeton, tornou-se um dos críticos mais qualificados da política econômica do governo George W. Bush; e da ruína financeira que encerra a temporada de um dos presidentes mais impopulares dos Estados Unidos. Krugman se firmou ainda como um dos economistas mais discutidos durante a crise mundial.

Além desses, dois novos nomes se unem a Terra Magazine. Já conhecido por nossos leitores, que acompanham suas colaborações especiais, o ex-secretário nacional anti-drogas Wálter Fanganiello Maierovitch passa a assinar o blog diário "Sem fronteiras". Especialista em direitos humanos, crime organizado, narcotráfico e criminalidade transnacional, Maierovitch preside o Instituto Brasileiro Giovanni Falcone e mantém uma coluna na Carta Capital. Seus estudos sobre as entranhas de organizações mafiosas já lhe valeram reconhecimento nacional e externo. Continuará a esclarecer os internautas sobre o crime além-fronteiras em suas múltiplas faces.

Também se incorpora à nossa equipe de articulistas um dos principais intelectuais e escritores da América Central: o ex-líder da Frente Sandinista e ex-vice-presidente da Nicarágua Sergio Ramírez. Autor de mais de 30 livros, Ramírez teve sua obra traduzida para 17 idiomas. Ganhou os prêmios Alfaguara, o Dashie Hammett e Laure Bataillon 1998.

Outra novidade é o início de parceria com a BBC, no noticiário da América Latina. Contaremos com reportagens de um grupo midiático crítico e com credibilidade internacional.

O Terra, maior empresa de internet do Brasil, lançou em 17 de abril de 2006 a Terra Magazine, revista eletrônica cuja versão em português e espanhol, editada por este editor-chefe, completa três anos e amplia sua presença no noticiário político e cultural do País.

Terra Magazine Brasil se caracterizou por trazer à web um jornalismo investigativo e de profundidade, com reportagens de repercussão nacional, apoiado em um time de 70 profissionais, entre jornalistas e colunistas.

Em 9 de maio de 2007, em Buenos Aires, o Terra lançou o Terra Magazine para a América Latina, com uma entrevista exclusiva em vídeo com o presidente Lula.

O Terra Magazine Latino-América mantém o estilo ousado encontrado no Brasil, com jornalistas, colunistas e colaboradores de diversos países - rede agora ampliada. Mantém agenda conjunta e interação de conteúdo com a edição brasileira.

Aos internautas, o desejo de boa leitura e de contínua intervenção nesta revista.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol