Terra Magazine

 

Terça, 16 de junho de 2009, 08h13

"Mistura bem temperada" no Museu de Goiania


Marcos de Oliveira expõe "Mistura bem temperada" no Museu de Arte de Goiânia (GO). Expressividade e a autenticidade são marcas em sua pintura que arredonda figuras e deforma a realidade sem perder a harmonia.

Sempre com cores vivas, Marcelo retrata o simples, o cotidiano e figuras clássicas como na figura acima, o famoso cangaceiro brasileiro, Virgulino Ferreira da Silva Edy Matos, mais conhecido como Lampião.

Segundo o próprio cangaceiro, seu bando vivia em uma "aristocracia cangaceira". Tem suas regras, sua cultura e sua moda. As roupas eram desenhadas e confeccionadas pelo próprio Lampião, inspirado em heróis e guerreiros, como Napoleão Bonaparte. Bem como os chapéus, as botas, as cartucheiras, os ornamentos em ouro e prata, o que mostra sua habilidade como artesão.

Com cores chapadas, suas obras têm um visual contrastante. Marcelo é autodidata. Aprendeu o que sabe observando outros grandes ícones da pintura. Isto se mostra na ausência de profundidade e na sua maneira de lidar com as proporções entre as figuras que compõem sua obra.

A exposição "Mistura bem temperada" é gratuita e acontece de 5 a 30 de junho no MAG (Rua 01, 605, Bosque dos Buritis - Setor Oeste, Goiânia, Goiás).

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol