Terra Magazine

 

Sábado, 5 de setembro de 2009, 07h40

Um olhar francês sobre a Bahia de Todos os Santos

Marc Dumas /Divulgação
Fotografia que integra a exposição Porto da Barra do designer Marc Dumas
Fotografia que integra a exposição "Porto da Barra" do designer Marc Dumas

A Bahia de Todos os Santos é retratada pelo olhar francês do fotógrafo Marc Dumas. Com quase 30 anos de carreira, como um dos mais renomados designers gráficos franceses, Dumas estreia no universo da câmara escura com a publicação de um livro com imagens feitas em Salvador (BA).

No trabalho que durou três anos, de 2003 a 2006, Dumas apresenta três leituras diferenciadas do mesmo cenário: o mar da Baía de Todos os Santos. Na primeira série, o fotógrafo mergulhou nas águas do Porto da Barra e retratou seus banhistas.

Na segunda série de fotos, mar adentro. Dumas viajou em pequenas embarcações, para observar e fotografar de perto os cargueiros. O resultado são fotos quase abstratas.

Na última série, mas não menos importante, o autor voltou ao seu ponto inicial para registrar, em baixa velocidade, imagens noturnas do movimento do mar. Essa terceira etapa foi batizada por Dumas como "Ondas".

A larga e profunda baía que encantou navegadores e colonizadores despertou o interesse dos europeus por ser um excelente ancoradouro natural. Foi nominada como Bahia de Todos os santos em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.

Além da exposição, Marc Dumas aproveita a oportunidade do festival para lançar o livro Porto da Barra - Fotografias de Marc Dumas (Editora Tout pour Plaire), com versões para português e francês.

A edição é enriquecida por um prefácio do curador, poeta e jornalista Diógenes Moura, que assina também a curadoria da exposição "Porto da Barra" no Brasil.

Serviço:
Mostra "Porto da Barra"
Festival A Gosto da Fotografia
Fotógrafo: Marc Dumas
Abertura: 4 de agosto, 19h .
Visitação: 5 de agosto a 29 de agosto
Local: Galeria Acbeu Corredor da Vitória. Tel. 3444-4411

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol