Terra Magazine

 

Sexta, 11 de setembro de 2009, 08h15

Pina Bausch, a dança, o teatro e o cinema

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) apresenta, neste sábado, 12, o seu Cine Clube. A Aliança Francesa exibirá o filme "Dominique Mercy dança Pina Bausch", de 2003, em homenagem à grande bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, uma das artistas mais famosas e revolucionárias da dança moderna, que morreu em junho deste ano aos 68 anos.

Pina Bausch nasceu em Solingen, no oeste da Alemanha, no dia 27 de julho de 1940 e começou sua carreira como dançarina em 1955, na recém fundada Escola da Dança de Essen, criada e dirigida por Kurt Joos. Nos anos 1970, Bausch criou novas formas e estilos no teatro e na dança. Dez anos mais tarde, seu trabalho ganhou, na Alemanha, a mesma relevância que o teatro falado.

O filme traz a trajetória do bailarino Dominique Mercy e a história do seu encontro, amizade e colaboração que desenvolveu com uma das principais figuras da dança contemporânea ao longo de 30 anos.

Com o auxílio de fotografias e trechos de espetáculos, ele mostra a evolução de um homem que se dedicou totalmente à sua arte. Membro do Tanztheater de Wuppertal desde a sua fundação, em 1973, Dominique Mercy é um personagem indissociável da aventura artística da coreógrafa Pina Bausch e da maioria das suas criações.

A virtuosidade deste bailarino, a qualidade peculiar do seu movimento, o domínio da arte e o leque de possibilidades que ele oferece fizeram com que se tornasse um dos mais notáveis intérpretes da coreógrafa.

Para compor este retrato sensível, complementado com os testemunhos de Pina Bausch, Françoise Adret, Jean Babilée, Carolyn Carlson, Malou Airaudo e Lutz Gregor, o coreógrafo e dançarino Régis Obadia dialogou longamente com Dominique Mercy, investigando diversos aspectos do seu trabalho: tempo de pesquisa, ensaios, ensino, etc.

"Cine Clube MuBE - Aliança Francesa"
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Auditório Pedro Piva - 192 lugares
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Informações: (11) 2594-2601

 
Divulgação
Pina Bausch, bailarina e coreógrafa que revolucionou a dança e o teatro

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol