Terra Magazine

 

Quinta, 3 de dezembro de 2009, 08h12

Independência é Vida

Cláudio Martini
De Campinas (SP)

O 6º FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu no início de outubro em Belo Horizonte, além de reunir autores estrangeiros e o lançamento de suas obras no Brasil, também é responsável por uma movimentação dos autores brasileiros independentes que vêem no evento um ótimo momento para materializar seus projetos e tornar público seus trabalhos. O que já deixou de ser surpresa é a excelente qualidade dos trabalhos e também dos projetos editoriais e gráficos, que têm o mesmo nível e até superam os livros de editoras tradicionais. Infelizmente a distribuição destes livros e revistas geralmente acaba restrita a um circuito de poucas livrarias especializadas e sua divulgação é feita apenas em sites e blogs sobre quadrinhos. Aqui estão alguns deles, que merecem ser conhecidos e lidos:

RAGU 7

A Ragu não teve lançamento nem divulgação no FIQ, pois já havia sido lançada alguns meses antes, mas foi incluída aqui por se tratar de uma das melhores edições independentes de 2009. A excelente revista feita em Pernambuco ganhou em seu número 7 uma edição especial: grande formato, capa dura e 240 páginas coloridas de HQs e desenhos. Com um primoroso projeto gráfico de Christiano Mascaro e João Lin, o livro tem participações de Allan Sieber, Guazzelli, Fabio Zimbres e muitos outros, incluindo ainda artistas da Argentina, Bolívia, Cuba, Espanha e Peru.

Traz também uma matéria sobre a viagem que Saul Steinberg fez ao Brasil em 1952, com desenhos e esboços realizados em sua passagem por Recife, e resgatados em pesquisa feita por Daniel Bueno.

Ragu apresenta um conjunto de trabalhos que mostra as várias possibilidades dos quadrinhos: obras experimentais e de pesquisa gráfica, HQs de humor e reflexão. Uma coletânea de fôlego e coragem que marca 2009 como um dos melhores anos para a produção independente.


CÓ!

O livro Có! é um trabalho genial de Gustavo Duarte (chargista, caricaturista e cartunista do jornal esportivo Lance!, e agora quadrinhista), também foi lançado antes do FIQ, mas está nessa seleção por ser uma das melhores edições independentes de 2009 (bis). Em 32 páginas, Duarte cria um conto sem palavras, com uma absurda e divertida aventura com porcos, ETs e galinhas. O traço estilizado e perfeito de Duarte faz desse pequeno livro/revista uma jóia rara.
www.gustavoduarte.com.br


BELELÉU

A revista Beleléu é na verdade um livro. Projeto de Daniel Lafayette, Eduardo Arruda, Elcerdo e Stêvz, conta também com alguns convidados: Gomez, e os argentinos Berliac e Kioskerman, com suas tiras entre o nonsense e a poesia. O nonsense, a poesia e o humor estão muito bem dosados e distribuídos pelas várias histórias curtas e pelas páginas do pequeno livro, em formato quadrado. Beleléu tem uma consistência e unidade surpreendente, já que agrupa o trabalho de quatro artistas.
revistabeleleu.wordpress.com


ATO 5

Esta sim, uma revista, apresenta uma história muito bem desenvolvida com um roteiro pouco comum: a relação entre três (ou quatro) personagens que fazem parte de um grupo de teatro nos tempos do AI-5.

As memórias e as vidas de um diretor de teatro, uma atriz e um ator se cruzam tendo a Ditadura como pano de fundo, e às vezes como protagonista.

Uma dupla talentosa é responsável por Ato 5: desenhos de José Aguiar e roteiro de André Diniz. Aguiar realiza um belo trabalho em preto e branco e abre espaço para Diniz manipular o tempo, a memória, a história e os mesmos fatos vistos por diferentes personagens.
www.nonaarte.com.br
www.joseaguiar.com.br

Duas coletâneas e duas revistas com uma história única que comprovam a vitalidade dos novos quadrinhos brasileiros independentes.

Claudio Roberto Martini é designer gráfico e publisher da editora de HQs Zarabatana Books

Fale com Claudio Martini: claudio.martini@terra.com.br

Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.

 
Divulgação

Exibir mapa ampliado

O que Claudio Martini vê na Web

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol