Terra Magazine

 

Quarta, 27 de abril de 2011, 21h52

Neusinha Brizola morre sem perder fama de indomável

Vitor Hugo Soares

Na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde estava internada desde domingo, morreu nesta quarta-feira, aos 56 anos, Neusa Maria Goulart Brizola, a Neusinha, polêmica e indomável filha de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e um dos políticos mais importantes e combativos do País nos últimos 60 anos.

Autora da música "Mintchura", de 1983, atravessou largos, dolorosos e emocionalmente marcantes anos de infância e juventude no Uruguai ao lado do pai exilado, um dos políticos mais perseguidos pela ditadura instalada no Brasil em 1964, e da mãe, dona Neusa Goulart, igualmente valente e combativa. Na infância, ainda no Brasil, Neusinha foi apelidada carinhosamente de "Bahia" pelo pai, "para simbolizar o grande carinho que sempre tive por esse estado brasileiro", segundo ele próprio explicava.

De volta ao País depois do exílio do pai, que se elegeria governador do Rio pela segunda vez, Neusinha protagonizou muitas polêmicas e alguns escândalos nos anos 80 e 90, quando foi acusada de estar envolvida com drogas, que motivariam conflitos e desentendimentos com Brizola. Em 1993, ela foi presa após visitar um morro carioca com dois amigos.

Em 1987, quando Brizola ainda governava o Rio, Neusinha aceitou posar nua para a revista Playboy. A edição não foi publicada. A filha se reconciliou com o pai antes da morte dele, em 2004. Neusinha tinha dois filhos, Laila e Paulo César.

Segundo o deputado federal Brizola Neto, sobrinho de Neuzinha, que deu a noticia de sua morte no Twitter, "mesmo com todos os desentendimentos que a imprensa sempre explorou, ela foi sempre objeto de um carinho especial de meus avós, será sepultada ao lado deles, em São Borja."

O jornalista que assina estas linhas, testemunha pessoal desse amor e carinho mútuo em alguns momentos, quando os visitou no exílio uruguaio, dá fé e assina estas linhas na partida de uma mulher polêmica, sincera, moralmente firme e de muita coragem.


Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site-blog Bahia em Pauta ( http://bahiaempauta.com.br/).


Fale com Vitor Hugo Soares: vitor_soares1@terra.com.br

Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol