Terra Magazine

 

Sexta, 13 de maio de 2011, 13h36

Peregrinos acreditam em novo milagre em Fátima

Timóteo Lopes
De Fátima, especial para Terra Magazine


Efeitos da luz foram interpretados pelos fiéis como novo milagre (foto: Franscisco Leong /AFP)

Mais de 200 mil fiéis participaram da peregrinação internacional de Fátima, na manhã desta sexta-feira (13), no Santuário da Virgem, em Portugal. A missa celebrada pelo cardeal americano Sean O'Malley, arcebispo de Boston (EUA), emocionou os milhares de devotos católicos.

A beatificação do Papa João Paulo II, há 15 dias, no Vaticano, foi o tema central da celebração dos 94 anos da aparição da Virgem a três pastorinhos na cova da Iria, no dia 13 de maio de 1917, hoje, o Santuário de Fátima. Durante a tradicional missa do 13 de maio, o cardeal americano ressaltou o papel e a importância do papa polonês na queda do comunismo.

- A vida de João Paulo II foi poupada no atentado que sofreu a 13 de maio de 1981, para que ele pudesse ser instrumento de Deus para derrubar a Cortina de Ferro e acabar com a opressão política do comunismo no mundo - afirmou O'Malley.

Por volta das 12h40 (8h40 no horário de Brasília), quando surgia a primeira imagem de João Paulo II, em três telões instalados no Santuário de Fátima, muitos fiéis olharam para o céu e começaram a gritar por um "milagre". No céu, uma auréola, com as cores do arco-íris, circulava o sol.

- Eu não posso acreditar no que estou vendo. É um milagre de Deus - afirmou a estudante brasileira Natasha Neves.

- Mesmo que seja um fenômeno natural é muita coincidência - ressaltou o professor húngaro Rodrigo Zohrning.

No final da missa, antes da tradicional procissão do adeus, um vídeo de 13 minutos foi exibido ao público, mostrando relatos da vida de João Paulo II, como as três visitas que o papa fez a Fátima, em 1982, 1991 e 2000. O filme também relembrou o momento em que ele depositou a bala do atentado sofrido na Praça de São Pedro, no Vaticano, no altar de Nossa Senhora de Fátima, levando às lágrimas os milhares de fiéis.

Segundo a direção do Santuário, cerca de 35 mil peregrinos, de 25 países, chegaram a pé até Fátima, este ano, em homenagem à Virgem.

Veja também:
» Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima; aprenda a oração da santa
» Siga Bob Fernandes no twitter

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol