Terra Magazine

 

Quarta, 28 de março de 2012, 11h23 Atualizada às 13h13

Exames mostram que tumor na laringe de Lula desapareceu

Bob Fernandes

Exames realizados na manhã desta quarta-feira (28), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, indicam que o tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desapareceu.

O próprio Lula comunicará, através de um vídeo feito pela assessoria, o desaparecimento do tumor em sua laringe, nesta quarta-feira (28).


Durante tratamento médico, Lula recebeu visita do seu antecessor na presidência da República, FHC (foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/ Divulgação)

Ainda que não existam mais resquícios do tumor, do ponto de vista clínico, só se poderá falar em cura definitiva em cinco anos.

Os médicos decidiram não dar entrevista hoje sobre o desaparecimento do tumor na laringe de Lula, e apenas publicar uma nota oficial. Deixaram para o próprio ex-presidente a comunicação que deverá ser feita via vídeo gravado pelo seu assessor - e fotógrafo durante seus oito anos na presidência - Ricardo Stuckert.

O câncer

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Veja também:
» Lula recebe visita de FHC em sessão de fonoaudiologia em SP
» Ministro: Lula na campanha é 'fundamental', mas não 'resolve tudo'
» Haddad visita Lula para conversa sobre alianças do PT em SP
» Lula recebe Eduardo Campos e PT aposta na aliança com PSB em SP
» Siga Bob Fernandes no twitter

 

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol