Jequietcong

Silêncio, por favor.

  Há cerca de um mês escrevi uma carta ao prefeito de Salvador aqui mesmo na Terra Magazine, pedindo atenção nessa questão da poluição sonora que, na nossa cidade, não é bolinho. Não obtive resposta. Ou melhor – e pior -, esta veio  de forma indireta e lapidar, no sentido estrito da palavra, para sepultar …


A melhor banda de rock de todos os tempos?

  Nuno Ricardo parece um nome de fadista português, mas este é também um baixista (de origem angolano-portuguesa, daí o nome marcadamente lusitano) da cena do rock baiano do meu tempo. Digo "meu tempo" porque o tempo passa e não sei se estou por dentro da cena atual, ou se há uma cena especificamente de …


Carlos Rennó e o voo das palavras cantadas

  Nos tempos da juventude, já vidrado em música popular, li um texto na Folha de São Paulo, que me chamou atenção: o autor fazia uma comparação entre as canções Bancarrota blues, de Chico Buarque e Edu Lobo (então recém-lançada), e Aluga-se, de Raul Seixas e Claudio Roberto. As duas aludiam à liquidação do Brasil …


Carta ao prefeito de Salvador

  Sr. Prefeito, sou residente no bairro do Campo Grande, e sábado retrasado, pensando em passar uma tarde assistindo corriqueiramente tv em casa com a namorada, simplesmente não consegui. Lá pelas 15 horas, começou a tocar uma música não se sabia de onde, tão alta que não se podia fazer outra coisa senão ouvi-la compulsoriamente. …


Brasil, prazer e glória na derrota

  Vi Zico dizer, em um documentário, que o pai dele ficou tão desolado com o fato do Brasil ter ficado em segundo lugar na Copa de 1950, tendo perdido pro Uruguai, que não voltou nunca mais ao Maracanã, nem para ver o filho jogar. O filho era Zico, o craque do Flamengo e da …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes