Jequietcong

Carlos Rennó e o voo das palavras cantadas

  Nos tempos da juventude, já vidrado em música popular, li um texto na Folha de São Paulo, que me chamou atenção: o autor fazia uma comparação entre as canções Bancarrota blues, de Chico Buarque e Edu Lobo (então recém-lançada), e Aluga-se, de Raul Seixas e Claudio Roberto. As duas aludiam à liquidação do Brasil …


Carta ao prefeito de Salvador

  Sr. Prefeito, sou residente no bairro do Campo Grande, e sábado retrasado, pensando em passar uma tarde assistindo corriqueiramente tv em casa com a namorada, simplesmente não consegui. Lá pelas 15 horas, começou a tocar uma música não se sabia de onde, tão alta que não se podia fazer outra coisa senão ouvi-la compulsoriamente. …


Brasil, prazer e glória na derrota

  Vi Zico dizer, em um documentário, que o pai dele ficou tão desolado com o fato do Brasil ter ficado em segundo lugar na Copa de 1950, tendo perdido pro Uruguai, que não voltou nunca mais ao Maracanã, nem para ver o filho jogar. O filho era Zico, o craque do Flamengo e da …


Ambiguidades: de Bergman à Barra.

  Comercial de cigarro, coisa do passado. Em meio à profusão de aviões, carros, prática de esportes radicais, o cigarro – assim como o gol para Parreira – era um detalhe, mas vendia.   Meu amigo Cícero Rocha, um pândego desde sempre, na época de colégio vivia dizendo que o meu cigarro preferido era o …


Ela e o futebol, ela e o Bahia.

  Sem entender de futebol, com o Brasil respirando a Copa do Mundo, me confessei sem assunto pra crônica da quinzena, e ela brincou: – Por que não escreve sobre mim? Ela é da área de educação e cultura, quer colaborar pela melhoria das gentes e coisas do Brasil, mesmo que modesta e localmente, com …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes