Não deu para o cearense Thiago Alves Pitbull tomar do canadense Georges ST.Pierre o cinturão dos meio-médios (77kg) do UFC, no último sábado. Se tivesse vencido, o Brasil passaria a ser dono de três dos cinco cinturões disputados nesse que é o maior torneio de MMA (esporte outrora chamado de Vale Tudo) do planeta.

A batalha travada na madrugada deste sábado para domingo, diante de 11 mil espectadores apinhados no Mandalay Bay Center, Las Vegas, durou 25 minutos e cinco rounds.

O canadense foi superior durante toda a luta. Mas Pitbull se empenhou em vencer, até quando já não dava mais. Mesmo com os olhos encolhidos pelos inchaços provocados por cotoveladas e socos, o brasileiro não perdeu a mira de ST Pierre e parecia inabalável.

Miltinho Vieira é faixa-preta de Jiu-Jítsu, atleta de MMA e colega de Pitbull. Ele deu sua opinião a propósito do desempenho do cearense para os leitores do blog Mano a Mano. Segue abaixo:

- Eu conheço o Pitbull, é um cara que mostrou sua força. Chamei um pessoal que não tem o costume de ver lutas para ver o UFC lá em casa. Teve uma amiga que tava vendo pela primeira vez. No fim da luta, ela chorou impressionada com a força de vontade do Pitbull. Ele não parou a luta inteira. O ST Pierre lutou, ganhou, realmente, mas segurou o gás, se movimentou por cima, deu aquela amarrada na luta, que todo mundo que está superior vai dar, é normal. Mas, o Pitbull tem méritos pela sua atuação, tanto quanto o ST. Pierre que venceu a luta. O Pitbull foi um cara que lutou do início ao fim mesmo sabendo que a luta já tava perdida, e são poucos que lutam do início ao fim. Ele viu que tinha perdido os três primeiros rounds, sabia que o negócio tava difícil e mesmo assim não desistiu. Tem méritos iguais aos do campeão.

Segue uma sessão de 16 fotos tirada por Josh Hedges, fotógrafo oficial do UFC, que mostra um pouco da luta travada na histórica edição número 100 do evento americano:

Links com o vídeo da luta:

St. Pierre vs. Alves -
http://smotri.com/video/view/?id=v10494893d03 (password: 26567) ou

http://www.megaupload.com/?d=Q6WJ4EX8