Foto: Finalistas Josh Barnett e Daniel Cormier se encaram/Strikeforce

Sete brasileiros participaram do Strikeforce “Barnett vs Kharitonov”, em Cincinatti, Ohio, onde foram realizadas as semifinais do grand prix da categoria peso pesado.

Nas lutas preliminares, Evangelista Cyborg, Marcos Pezão e Amanda Nunes foram derrotados. O ex-campeão meio-pesado Rafael Feijão enfrentou o cubano Yoel Romero e obteve a vitória no segundo round, por nocaute, após sequência tão dura de socos que causou a queda do braço do atleta da Team Nogueira.

Ronaldo Souza travou um combate em pé contra o desafiante Luke Rockhold, que foi mais efetivo durante a maior parte da luta. Rockhold conseguiu fugir da luta no chão e derrotou “Jacaré” por decisão unânime dos jurados, em resultado que foi comprovado pelas estatísticas do site FightMetric.com.

Roger Gracie e Muhammed Lawal fizeram pouco no primeiro round até que o Gracie conectou um jab fortemente contra-atacado por uma direita do americano que terminou em knockdown, seguido por dois duros socos que determinaram a primeira derrota de Roger no MMA, por nocaute técnico.

Antonio Silva era o favorito contra Daniel Cormier, que entrou no torneio como substituto de Alistair Overeem, que agora pertence ao rol de lutadores do UFC. “Pezão” foi surpreendido na trocação e caiu logo início do round 1. O confronto seguiu em pé onde Cormier foi preciso e devastador ao encaixar uma sequência de cruzado de esquerda e upper de direita que levaram o paraibano ao chão, quase apagado. Daniel acertou ainda dois duros socos no oponente que já estava fora de si.

Josh Barnett fez o que era esperado para superar Sergei Kharitonov. Com competência, derrubou o advesário e trabalhou os ataques no solo, onde é amplamente superior, e liquidou a disputa com um katagatame que o garantiu na final do grand prix contra o algoz de Pezão, Daniel Cormier. Barnett é o favorito para vencer a competição, porém, Cormier, que é wrestler olímpico, provou possuir mãos pesadas, capazes de nocautear os rivais.

Foto: Ester Lyn/MMAFighting.com

Resultados completos do evento:

Semifinal do GP:

Josh Barnett finalizou Sergei Kharitonov (katagatame) a 4:28 do R1

Daniel Cormier nocauteou Antonio Pezão  a 3:56 do R1

Card principal:

Luke Rockhold derrotou Ronaldo Jacaré por decisão unânime

Muhammed King Mo Lawal derrotou Roger Gracie por nocaute técnico a 4:33 do R1

Pat Healy finalizou Maximo Blanco (mata-leão) a 4:27 do R2

Card preliminar:

Rafael Feijão nocauteou Yoel Romero a 4:51 do R2
Jordan Mein derrotou Evangelista Cyborg por nocaute técnico a 3:18 do R3
Mike Kyle derrotou Marcos Pezão por decisão unânime

Alexis Davis derrotou Amanda Nunes por nocaute técnico a 4:53 do R2

Dominique Steele derrotou Chris Mierzwiak por decisão unânime

Perguntas aos leitores do blog: O que acharam das apresentações dos brasileiros? Qual foi a maior decepção da noite? Josh Barnett poderá ser surpreendido por Daniel Cormier?

Siga o blog Mano a Mano no twitter@EduardoCruzMMA