Foto: Divulgação/UFC

Jones vs Machida

O UFC 140: “Jones vs Machida” marcou a segunda defesa de cinturão do campeão meio-pesado Jon Jones no Ultimate Fighting Championship e sua quarta luta no ano em que se consagrou o melhor lutador até 93kg da atualidade.

A sensação do UFC enfrentou o ex-campeão Lyoto Machida e pela primeira vez perdeu um round no octógono, o que prova que o americano está sobrando na categoria e deverá dominar a divisão por muito tempo.

O primeiro round foi dominado por Lyoto, que ganhou confiança na luta controlando a distância, as ações ofensivas e mantendo-se fora do alcance dos ataques de “Bones” que passavam no vazio.

Veio o segundo round e Machida seguiu bem no combate até ter sido derrubado por Jon, que feriu o brasileiro com uma cotovelada que abriu profundo corte na testa do desafiante. Aquele foi o início do caminho para a vitória do jovem campeão.

O confronto reiniciou após interrupção do árbitro John McCarthy e Johnny Bones acertou dura esquerda que levou o karateca ao chão. O baiano radicado no Pará levantou-se e foi acertado por dura joelhada e ficou preso no clinche contra as grades onde foi estrangulado até cair desacordado.

“Quando abriu o corte, a minha visão ficou embaçada”, disse Lyoto que agora tem três derrotas e dezessete vitórias no cartel. Jon Jones aguarda o vencedor da disputa entre Rashad Evans e Phil Davis para descobrir quem será o próximo a entrar em sua fila.

Mir vs Minotauro Nogueira

Rodrigo Nogueira entrou com sede vingança no octógono para enfrentar Frank Mir, atleta que impôs a primeira derrota por nocaute em sua carreira. O baiano partiu para cima e manteve o domínio das ações ofensivas no clinche, onde o americano dava sinais de desconforto com os socos acertados pelo veterano.

Quando se afastaram, “Minotauro” provou que está com a mão certeira e conectou um direto no rosto de Frank, que caiu grogue. Rodrigo partiu para a definição desferindo mais socos em Mir. A vitória parecia certa mas o brasileiro optou por buscar a finalização e a luta teve novo rumo, já que Mir escapou do golpe que teria decidido a batalha.

O ex-campeão não só evitou a finalização como demonstrou sua técnica como faixa preta de jiu-jitsu ao pegar Minotauro numa chave de braço. O baiano resistiu enquanto pode e pagou o preço de não ter batido tendo fraturado o úmero do braço direito que recebeu cuidados médicos ainda dentro da jaula. Rodrigo passará por cirurgia em Los Angeles.

Ortiz vs “Minotouro” Nogueira

Rogério Nogueira entrou no octógono para enfrentar Tito Ortiz e tentar quebrar a sequência de duas derrotas sofridas para os especialistas em wrestling Ryan Bader e Phil Davis.

Os veteranos partiram para a trocação franca e “Minotouro” comprovou a eficiência dos treinamentos de boxe com Luiz Carlos Dorea ao acertar um cruzado que deixou o “Campeão do Povo” tonto e vulnerável.

O baiano desferiu uma joelhada que levou Tito ao chão em knockdown. A partir daquele momento, Rogério foi implacável e acertou vários socos no corpo de Ortiz até o árbitro parar a luta e decretar a vitória do brazuca por nocaute técnico.

Bônus

O Ultimate Fighting Championship premiou as melhores apresentações do UFC 140 com bônus de setenta e cinco mil dólares. Chan Sung Jung ganhou o bônus de melhor nocaute da noite pelo massacre de 7s em Mark Hominick. Frank Mir levou a melhor finalização do evento e Jon Jones e Lyoto Machida faturaram as honras de melhor luta.

Resultados completos

Card principal

Cinturão dos meio-pesados: Jon Jones finalizou Lyoto Machida com uma guilhotina invertida aos 4:26min do 2º round
Frank Mir finalizou Rodrigo “Minotauro” Nogueira com uma kimura aos 3:38min do 1º round
Rogério “Minotouro” Nogueira venceu Tito Ortiz por nocaute técnico aos 3:11min do 1º round
Brian Ebersole vence Claude Patrick por decisão dividida
Chan Sung Jung venceu Mark Hominick por nocaute técnico aos 7 segundos do 1º round

Card preliminar

Igor Pokrajac venceu Krzysztof Soszynski por nocaute aos 35s do 1º round
Constantinos Philippou venceu Jared Hamman por nocaute técnico aos 3:11min do 1º round

Dennis Hallman finalizou John Makdessi com um mata-leão aos 3:58min do 1º round
Yves Jabouin venceu Walel Watson por decisão dividida
Mark Bocek venceu Nik Lentz por decisão unânime
Jake Hecht venceu Rich Attonito por nocaute técnico a 1:10min do 2º roumd
John Cholish venceu Mitch Clarke por nocaute técnico aos 4:36min do 2º round

Siga o blog Mano a Mano no twitter@EduardoCruzMMA