Blog da Deolinda Vilhena

Matéi Visniec conquista o Brasil

Matéi Visniec, dramaturgo romeno de expressão francesa   Nunca acreditei em coincidências. Acredito em encontros, em chamados, em caminhos cruzados, em energia que interagem. Por isso quando no ano passado recebi um convite para participar da terceira edição dos Encontros Internacionais de Cluj, organizados pela Teatro Nacional de 3 a 6 de outubro de 2013, …


Um Quarteto de tirar o fôlego…

Que eu sou uma pessoa provocadora e implicante não é novidade, logo, eu gostar de Gil Vicente Tavares é uma consequência natural: qui se resemble, s'assemble, dizem os franceses. Numa cidade que cultiva seus hábitos provincianos como Salvador, primeira capital do Brasil diz a propaganda, só esquece de dizer que é capital do Brasil-colônia e …


Macbeth: mais um espetáculo magistral de Mnouchkine

Louis Jouvet dizia que "no teatro não há nada para entender, mas tudo para sentir" desde o dia que li essa declaração decidi que meu único metrônomo no teatro é a emoção: ou um espetáculo me arrepia a alma ou ele não me diz nada. Talvez por isso desde maio de 2000 viva uma história …


MULHERES DE RENDA E DE AÇO

O post de hoje é fruto de uma enorme mistura de emoções e sentimentos. De férias no Chile redescubro a calma de escrever sem pressa, do poder escrever sem pensar nas normas da ABNT e tão apenas no que sinto e penso. De férias o calendário é algo distante e quase não me dou conta …


GABRIEL TRANSFORMA RÉQUIEM EM ODE AO TEATRO POPULAR

Quem me conhece sabe que tenho os dois pés na França. E quem me conhece um pouco mais sabe que Molière, Jean Vilar, Antoine Vitez e Ariane Mnouchkine são nomes mais frequentes na minha vida de apaixonada pelo teatro que qualquer outro. Logo, nada mais natural que eu seja uma apaixonada pelo "teatro popular", não …


 

Terra Magazine por Bob Fernandes